Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Como prevenir as Doenças Diarreicas Agudas – DDA


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

A proximidade da época das chuvas traz o problema das enchentes para algumas regiões do Brasil e que, por consequência, pode levar a doenças diarreicas agudas – DDA.

Isso porque, a causa das DDAs é a ingestão de água e alimentos contaminados e, muitas vezes, essa contaminação é efeito da falta de saneamento básico  e de infraestrutura que é um problema de saúde pública no país, como é as doenças diarreicas agudas.

Segundo especialistas, essas doenças são causadas por diferentes microrganismos infecciosos, tais como bactérias, vírus e também entre outros parasitas como protozoários.

Basta as mãos estarem contaminadas ou o contato de pessoas com animais e seus dejetos que a infecção se instala e gera uma gastroenterite, ou seja, uma inflamação do trato gastrointestinal, que compromete o funcionamento do estômago e do intestino.

Quem pode ter doenças diarreicas agudas

Qualquer pessoa de quaisquer idade e gênero está sujeito à ser contaminada e desenvolver os sintomas das doenças diarreicas agudas, no entanto, existem alguns comportamentos que contribuem para aumentar o risco de contaminação.

Segundo especialistas, uma das principais causas da DDA é a ingestão de água sem tratamento adequado. Mas há também o consumo de alimentos sem conhecimento sobre a procedência, ou ainda, a maneira correta de preparo e a forma apropriada de armazenamento.

Além disso, ingerir leite e derivados in natura sem ferver ou pasteurizar, além de consumir carnes, peixes, mariscos crus ou mal cozidos e frutas e hortaliças sem a devida higienização, são canais abertas para o desenvolvimento de DDAs.

Vale ressaltar que é preciso ficar alerta quando fizer uma viagem para locais onde as condições de saneamento e de higiene sejam precárias.

Sintomas

As doenças diarreicas agudas – DDA se estabelecem quando ocorre, no mínimo, três episódios de diarreia aguda no período de 24 horas.

Nesses episódios, as fezes se apresentam na forma líquida ou amolecida e a pessoa tem a necessidade de ir mais vezes ao banheiro, além de ter possibilidade de sentir cólicas abdominais, febre, náuseas, vômitos e apresentar sangue e muco nas fezes, .

O tratamento deve ter inicio ao primeiro sinal de sintomas, principalmente porque quadros de DDAs causam um processo de desidratação rápido e intenso.

Dessa forma é preciso a ingestão de líquidos e da solução de sais de reidratação oral – SRO ou fluídos endovenosos, a depender do grau de gravidade e de desidratação.

O paciente deve ser pesado, sempre que possível para acompanhar o processo de reidratação assim como deve ser mantida a alimentação habitual , apenas com a ressalva do aumento da ingestão de líquidos.

O tratamento com antibiótico ocorre somente quando o paciente manifesta sangue e muco nas fezes, ou quando há um comprometimento do estado geral do organismo dele. Para tanto, um médico deve ser consultado.

Como prevenir a DDA

A prevenção das Doenças Diarreicas Agudas passa pelos cuidados com água e alimentos, mas também pede atenção para a manutenção de alguns hábitos muito propagados durante a pandemia de COVID-19 e que podem também prevenir essas DDAs.

Especialistas reforçam que o hábito de lavar as mãos ao sair do banheiro e ao chegar em casa é bastante pertinente e preventivo.

É importante também colocar o hipoclorito de sódio nos recipientes que contenham água para beber ou para higienizar alimentos. Os frascos de hipoclorito de sódio são distribuídos nas unidades básicas de saúde.

Vale ressaltar que manter hábitos de higiene pessoal são fundamentais para a prevenção de doenças como a DDA.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

 

130130cookie-checkComo prevenir as Doenças Diarreicas Agudas – DDA
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420