Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Osteoporose é comum, não é normal e precisa de prevenção


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

A terceira idade é uma fase da vida que merece homenagens e também alguns alertas para a prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose.

Neste 1º. de outubro em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas Idosas tratar dos efeitos da osteoporose é uma forma de salientar algumas medidas preventivas e também possíveis tratamentos da doença.

Por isso, o ponto de partida é saber o que é a osteoporose e o que pode provocar nos ossos e na rotina das pessoas.

Considerada uma condição médica que torna os ossos mais porosos e menos densos, a doença faz com que haja mais facilidade de quebras na ossatura.

Por conta disso, ao ser diagnosticada, a osteoporose requer cuidados e mudanças na rotina das pessoas como proteções em móveis, retirada de tapetes, troca de pisos escorregadios pelos antiderrapantes.

Porém, em paralelo às medidas externas é necessário encontrar as causas para definir o melhor tratamento.

Pacientes com osteoporose

A osteoporose pode afetar pessoas de ambos os sexos, no entanto, há uma prevalência em mulheres depois da menopausa por conta da potencial deficiência de estrogênio que causa perda óssea.

A osteoporose em homens também está associada a deficiência hormonal. Só que, no caso masculino, é a testosterona.

Porém, existem outros fatores que podem favorecer ao desenvolvimento da osteoporose. São eles: o próprio envelhecimento, a deficiência de vitamina D e de cálcio, disfunções das glândulas paratireoides e tireoide, vida sedentária, tabagismo, diabetes, artrite, quimioterapia e cirurgia bariátrica.

Quebra Ossos

Segundo pesquisadores, é comum as pessoas desconhecerem que desenvolveram osteoporose e apenas detectar o problema após sofrerem uma fratura mesmo ao realizarem movimentos simples ou com quedas de alturas baixas.

No entanto, alguns sinais prévios surgem e podem denotar que a doença está instalada, tais como dor crônica, redução da estatura e ossos ou membros deformados.

Outro fator que contribui para o surgimento da osteoporose é a falta de conhecimento e de interesse em fazer exame para que possam definir o diagnóstico. Dessa forma é comum a doença ser descoberta tardiamente.

Fraturas e tratamentos

Normalmente, as fraturas provocadas pela osteoporose mais frequentes ocorrem na coluna e no quadril. Portanto, as vertebras da coluna estão associadas a dores crônicas, deformidades e perda de estatura.

Já os problemas de quadril são considerados mais graves e podem ter por consequência a imobilização, a intervenção cirúrgica e até a morte do paciente.

Em geral, a osteoporose causa perda de densidade ósseo em todo o esqueleto, porém existem ossos que sofrem mais a incidência da doença como os do punho, da coluna e da cabeça do fêmur.

O diagnóstico é dado por meio de exames como a densitometria óssea e o tratamento da osteoporose envolve o uso de medicamentos como doses complementares de cálcio e vitamina D.

Além disso, os pacientes são encaminhados para atividades físicas supervisionadas por fisioterapeutas e há casos em que também é adotado a reposição hormonal.

Vale lembrar que existe uma alta incidência de perda óssea em pessoas com câncer ou com doenças reumatológicas.

Em pacientes com câncer, os diagnósticos que têm mais perda óssea são câncer de mama, de próstata, linfoma, leucemia e mieloma múltiplo.

A indicação para esses pacientes é uma avaliação precoce da massa óssea e a adoção de medidas de prevenção ou de tratamento a depender da presença ou não da doença.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

 

 

 

128040cookie-checkOsteoporose é comum, não é normal e precisa de prevenção
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420