Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Formigamento nos membros com frequência é sinal de alerta


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

O formigamento de mãos e pés pode ser sinal que a pessoa dormiu em cima dos membros ou ser algo que merece mais atenção de quem sente o desconforto. No Dia Mundial de Combate ao Colesterol falar do formigamento de pés e mãos também é uma forma de prevenção e cuidado.

Isso porque, quando um paciente está com o LDL muito alto, chamado de colesterol ruim, o fato pode promover a formação de nódulos de gordura na pele e nas pálpebras, conhecidos como xantoma e xantelasma, respectivamente e, também facilitar a alteração dos nervos periféricos o que dá a sensação de queimação e formigamento de mãos e pés. Por isso, caso a sensação de formigamento seja recorrente, a pessoa deve ficar atenta porque pode ser sinal que haja algum problema de saúde mais sério.

O que é o formigamento

A dormência ou formigamento de mãos e pés é conhecida por parestesia e ocorre por conta de alterações no funcionamento dos nervos desses membros que possuem grande número de terminações nervosas utilizadas pelo cérebro para a comunicação. As causas vão de corriqueira até questões mais graves.

Normalmente, se desconforto decorrer de compressão externa causada, basta esperar um pouco que a sensação logo passa. Porém, se o formigamento ou dormência não tiver causa aparente, ou ainda, a sensação perdurar para retornar ao normal, a indicação é procurar um médico porque é potencialmente possível que seja um alerta para algum problema do organismo mais sério.

Possíveis causas

Quando o formigamento e a dormência vão além do prazo considerado normal para ser superado, especialistas trabalham com possíveis causas que vão desde problemas circulatórios, deficiência de vitaminas na dieta até diabetes.

No caso de problemas circulatórios, o formigamento e a dormência podem ser causados por doenças das artérias e veias que, geralmente, comprometem o coração e, juntamente com esses sintomas, o paciente também pode manifestar pele fria, seca ou escamosa, coceira, manchas vermelhas no corpo, varizes, pés e tornozelos inchados e rachaduras nos calcanhares.

Outro problema de saúde que pode gerar formigamento nos membros é a alteração nos nervos dos braços que saem da medula, por conta da presença de infecções, tumores, veias dilatadas ou alguma deformação na coluna. A dormência aparece porque essas mudanças causam compressão desses nervos. A Síndrome do Túnel do Carpo também é motivo para o formigamento, principalmente nas mãos.

Essa síndrome ocorre quando o nervo mediano da palma da mão é pressionado na região do punho e gera sensação de inchaço nos dedos e dificuldade para segurar objetos pequenos. Além dessa síndrome, há a epicondilite lateral, conhecida por cotovelo de tenista, que é uma inflamação causada pelo uso repetitivo das articulações que afeta os músculos e tendões do cotovelo.

O formigamento também pode ser resultado da deficiência de vitamina B12 no organismo do indivíduo, o que pode ser corrigido por meio da adoção de uma dieta balanceada e composta por todos os nutrientes necessários. Por fim, a dormência e o formigamento podem ser consequência de altos níveis de açúcar no sangue, ou seja, diabetes, nos casos em que o paciente tenha o tratamento adequado.

O tratamento do formigamento nas mãos e pés vai depender da causa do problema, mas há algumas medidas decorrentes de mudanças no estilo de vida que podem auxiliam, em muito, no processo, tais como fazer pausas frequentes depois longos períodos sentado ou em pé; praticar exercícios de alongamento e dormir em posição confortável.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

125260cookie-checkFormigamento nos membros com frequência é sinal de alerta
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420