Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
tuberculose

Tuberculose tem vacina e tratamento pelo SUS


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Nos últimos anos, tomar ou não tomar vacina, qualquer que seja a doença a ser combatida, virou uma discussão na sociedade. Porém, é importante ressaltar que as opiniões e ações contrárias à vacinação podem facilitar a volta de doenças como a tuberculose, por exemplo.

Contra o avanço da tuberculose, a vacina BCG, apesar de não ter 100% eficácia, protege a população e promove a redução da infecção que pode evoluir para a meningite tuberculosa ou a tuberculose miliar, quadros altamente graves da doença.

A sigla BCG significa as iniciais de Bacilo de Calmette & Guérin que são os sobrenomes dos cientistas Léon Calmette e Alphonse Guérin, criadores da vacina em 1921 e usada até os dias atuais.

Na primeira década de utilização da vacina BCG no Brasil, a taxa de mortalidade caiu em 8%. Atualmente, no país, cerca de 70 mil casos são registrados por ano, com alto índice de recuperação, segundo levantamento da Agência Brasil.

Segundo o Plano Nacional de Imunização – PNI, a vacina BCG está entre as imunizações que devem ser administradas em bebês, juntamente com demais imunizantes e também o teste do pezinho.

O que é tuberculose

tuberculose

No passado, a tuberculose levava à morte de pessoas, mas, há muito, é uma doença que tem cura na grande maioria dos casos desde que o paciente faça uso da medicação de forma regular e no período prescrito.

O tratamento dura, no mínimo, 6 meses e está disponível no SUS – Sistema Único de Saúde. Normalmente, após 15 dias de tratamento regular, o paciente não transmite mais a doença nem manifesta mais sintomas, porém, é recomendado por especialistas que o tratamento seja continuado no tempo determinado pelo médico.

A tuberculose é uma doença infecciosa que ainda atinge milhões de pessoas em todo o mundo e que, em muitos dos casos, está associada a população em situação de vulnerabilidade social. Especialistas alertam que se não for devidamente tratada pode se tornar uma doença grave.

Vale ressaltar que a tuberculose é uma doença transmitida pelo ar, de pessoa para pessoa, através da tosse, fala e espirro de uma pessoa contaminada e sem tratamento para outra.

Uma dica importante para evitar a doença é manter ambientes arejados e iluminados. Eles são aliados na redução do risco de transmissão da tuberculose, sobretudo quando há incidência de luz solar.

Vacina BCG e a prevenção

tuberculose

A tuberculose é causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch que, geralmente, atinge os pulmões, mas também pode prejudicar outras partes do corpo, como ossos, rins e até mesmo as meninges, aquelas membranas que envolvem o cérebro.

Além disso pode causar tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite. Para prevenir esses prejuízos à saúde e sintomas, a vacina BCG deve ser administrada em crianças de até cinco anos de idade.

Contraindicações

tuberculose

Autoridades médicas afirmam que, como qualquer imunizante, existem algumas contraindicações à vacina BCG consideradas raras e com muitas variações de pessoa para pessoa. No entanto, há uma reação comum a todos os vacinados contra a tuberculose que é a formação de uma cicatriz no local da aplicação.

Quanto as contraindicações, algumas das pessoas que podem ter reações adversas á vacina são bebês com peso abaixo dos dois quilos e com a sorologia positiva para HIV com presença de sintomas.

Para saber se o bebê ou a criança pode sofrer algumas dessas contraindicações, é preciso contar com a avaliação e acompanhamento médico.

A vacina BCG é aplicada no braço, de preferência no direito, entre as camadas derme e epiderme da pele. A famosa marquinha associada à vacina tende a aparecer depois de três meses.

Vale lembrar que é fundamental guardar o cartão de vacina durante toda a vida para comprovar a vacinação contra a tuberculose, porque caso a pessoa perca, terá que repetir algumas vacinas.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

123550cookie-checkTuberculose tem vacina e tratamento pelo SUS
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420