Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
mal súbito

De repente, mal súbito! Quais os sinais?


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Quando a expressão mal súbito aparece, é sinal de que algo não vai bem no funcionamento do corpo. Mas, ao contrário do que as pessoas podem pensar, mal súbito não é uma doença. É um sinal do organismo que pode, inclusive, levar a morte.

O mal súbito pode ser decorrência de desidratação, hipoglicemia, quadro convulsivo agudo, arritmia cardíaca, ou ainda, Acidente Vascular Cerebral – AVC.

A condição pode também ser consequência do consumo de drogas ou álcool em excesso e é, comumente, caracterizado por perda repentina de consciência, que leva uma síncope ou desmaio.

Por definição, o mal súbito ocorre de maneira imprevisível, porém, especialistas pontuam algumas alterações no funcionamento do corpo que podem indicar essas alterações. São elas: batimentos cardíacos anormais, incômodos na região do peito, mal-estar, náusea e enjoo, dor de cabeça e falta de ar.

Como agir em caso de mal súbito

mal súbito

Senior passerby kneels beside the person who fainted on the street and calls an ambulance

Caso alguém manifeste sinais de mal súbito, o primeiro passo que a pessoa que estiver ao lado deve ter é chamar a emergência e passar as informações de maneira objetiva para que o atendimento seja realizado o mais rápido possível.

É importante que ao auxiliar a pessoa na condição de mal súbito, se mantenha calmo para que os primeiros socorros sejam prestados de forma correta.

Caso a vítima fique consciente, a pessoa que acompanha o paciente deve aguardar a equipe médica sem movimentá-lo. Já se a vítima estiver inconsciente a primeira orientação é deixá-la deitada em um local plano e, caso necessário, iniciar o procedimento de massagem cardíaca até que o socorro chegue.

Quem pode ter mal súbito

mal súbito

O mal súbito é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, sem nenhuma ligação direta ao estilo de vida. Porém, é necessário saber a diferença entre o mal súbito e um simples desmaio.

Quando a pessoa tem um simples desmaio, perde a consciência, mas retoma em poucos instantes, sem a necessidade de atendimento médico. Já o mal súbito é definido como um tipo de parada cardíaca e, portanto, deve ser vista como uma situação de emergência máxima, pois a cada minuto perdido, há uma redução de 10% nas chances de vida da vítima.

Vale destacar que o tempo entre o surgimento de algum sintoma e a perda da consciência não costuma ser longo, por isso que é chamado de mal súbito, ou seja, ocorre de uma hora para outra.

Exames periódicos

mal súbito

Um importante passo para prevenir a ocorrência de episódios de mal súbito é a realização de exames periódicos avaliados por médicos que possam detectar precocemente possíveis causas que gerem a condição.

Alguns exames são considerados fundamentais por revelarem causas silenciosas como é o caso de cardiomiopatia hipertrófica, ou seja, aumento do coração, que não manifesta nenhum sintoma.

Apesar de qualquer pessoa estar sujeita a condição de mal súbito, existem grupos que podem ser mais suscetíveis a manifestação dos sintomas. São eles: pessoas com histórico familiar de doenças do coração, portadores de diabetes ou de insuficiência cardíaca, hipertensos e pessoas acima de 60 anos.

Além desses grupos, o mal súbito também pode ser consequência de atividades físicas intensas e, por isso, é determinante que, antes do início dessa prática, um cardiologista seja consultado.

Mudanças que podem evitar o mal súbito

mal súbito

O mal súbito pode não ser evitável, porém há algumas mudanças na rotina e na adoção de cuidados básicos com a saúde que podem auxiliar na prevenção da condição.

Escolher um estilo de vida saudável com alimentação e hidratação adequadas é um importante aliado para evitar o mal súbito assim como evitar o estresse, fazer exercício com frequência, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não fumar e não usar drogas.

O controle de doenças como a obesidade, a hipertensão e a diabetes também é extremamente importante para que o mal súbito não se manifeste.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

123710cookie-checkDe repente, mal súbito! Quais os sinais?
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420