Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
transtorno bipolar

Da depressão à euforia: essas oscilações podem ser sintomas do Transtorno Bipolar


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Quando as oscilações de humor de uma pessoa se tornam repentinas e significativas, com variação que vai da depressão até a euforia, esses sintomas podem ser de Transtorno Bipolar.

O transtorno bipolar é um distúrbio psiquiátrico bastante complexo que tem por característica condutora a alternância de humor. Subitamente, a pessoa com o distúrbio pode passar de um episódio de depressão para um estado de euforia com momentos assintomáticos entre os dois períodos.

Segundo especialistas, os episódios podem ter variação de intensidade de leve a grave bem como de frequência e duração. Um dos principais efeitos negativos dos pacientes diagnosticados com esse transtorno é uma reação sempre desproporcional ao potencial fato gerador do gatilho, no entanto, vale ressaltar que, às vezes, nem há uma ocorrência especifica que provoca a crise.

A mudança repentina no comportamento e atitude do paciente pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, normalmente entre os 15 e 25 anos, porém há casos de crianças e pessoas mais velhas também diagnosticadas com o transtorno.

Causas do Transtorno Bipolar

transtorno bipolar

Especialistas afirmam que não há uma causa determinante para o transtorno bipolar, no entanto estudos indicam que a doença pode estar associada a alterações em certas áreas do cérebro e também em níveis de alguns neurotransmissores como a noradrenalina e a serotonina.

Há ainda a predisposição genética decorrente do histórico familiar que é considerado um fator de risco assim como períodos de grande estresse, abuso e maus-tratos na infância, consumo excessivo de bebidas alcóolicas e uso de drogas ilícitas.

Outros fatores que também devem ser considerados na manifestação desse distúrbio do humor são episódios frequentes de depressão, puerpério, remédios inibidores do apetite como anorexígenos e anfetaminas, além de disfunções da tireoide como o hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Sintomas 

transtorno bipolar

Como o transtorno bipolar é definido como uma oscilação de humor repentina que vai da depressão à euforia existem sintomas para cada um dos estágios da doença.

Durante o estado depressivo, o paciente bipolar apresenta uma tristeza profunda, apatia, desinteresse pelas atividades que antes eram prazerosas, isolamento social, mudanças na rotina de sono e também no apetite, redução da libido, dificuldade de concentração, cansaço, culpa excessiva, frustração, falta de sentido para a vida, esquecimentos e ideias suicidas.

Quando o paciente passa para o estágio da euforia pode ter episódios de mania e de hipomania. Na mania passa a ter uma euforia intensa, com valorização da autoestima e da autoconfiança, pouco necessidade de sono, agitação psicomotora, descontrole na coordenação de ideias, mania de grandeza, compulsão em falar, aumento da libido, irritabilidade e impaciência.

Na fase da mania, a pessoa bipolar pode causar danos a si próprio e também aos entes próximos como demissão do emprego, gastos descontrolados, desejo sexual aumentado e, em casos mais graves, delírios e alucinações.

Já a hipomania tem sintomas similares aos da mania, mas são mais leves e com menores reflexos nas atividades e relacionamentos do paciente. Nesses casos é preciso considerar, inclusive, que o episódio pode estar relacionado ao uso de antidepressivos que são medicamentos passiveis de ajustes nas dosagens.

Tratamentos

transtorno bipolar

O transtorno bipolar não tem cura, mas é controlado com uso de medicamentos, psicoterapia e também mudanças no estilo de vida que dizem respeito tanto ao não consumo de substâncias psicoativas como cafeína, anfetaminas, álcool e cocaína quanto aos hábitos saudáveis de alimentação e de rotina de sono.

A prescrição de medicamentos será determinada a partir da gravidade e evolução da doença e pode contar com neurolépticos, antipsicóticos, anticonvulsionantes, ansiolíticos e estabilizadores de humor, especialmente o carbonato de lítio, que associado a antidepressivos tem conseguido bons resultados.

Pacientes com transtorno bipolar também podem recorrer a fototerapia, que utiliza luzes coloridas para influenciar o humor da pessoa, além de métodos naturais como ioga, Pilates, caminhadas, bebidas calmantes como chás.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

113950cookie-checkDa depressão à euforia: essas oscilações podem ser sintomas do Transtorno Bipolar
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420