Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

No Dia Mundial da Saúde Mental o assunto é Transtorno Dissociativo de Identidade – TDI


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Mudanças repentinas de comportamento, esquecer costumes e hábitos pessoais ou ter lapsos de memória em relação a tarefas realizadas recentemente são sinais importantes de TDI – Transtorno Dissociativo de Identidade.

Mas o que é TDI? Segundo especialistas, TDI é um transtorno psicológico em que a pessoa apresenta alterações de consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente e manifesta comportamentos divergentes.

Normalmente as pessoas que são diagnosticadas com TDI passaram por eventos traumáticos ou por grande estresse e os sintomas podem surgir de maneira repentina.

Os sinais podem ser isolados ou em conjunto. É comum não estarem associados com doenças físicas e, mesmo assim, pacientes com TDI podem ter amnésia temporária, perda de consciência, confusão mental e múltiplas personalidades.

No Dia Mundial de Saúde Mental é importante também dar espaço para o Transtorno Dissociativo de Identidade que atinge cerca de 1,5% da população do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

Por trás do TDI

Por causa do transtorno dissociativo de identidade, especialistas reiteram que estão grandes traumas, principalmente ocorridos na infância, como abuso físico, emocional ou sexual.

Já a apresentação de sintomas do transtorno pode ocorrer também na fase adulta quando ocorre, por exemplo, um acidente bastante traumático para a vítima como uma batida frontal entre dois veículos com mortos.

Com relação aos traumas da infância a formação de múltiplas personalidades podem estar exatamente no fato da criança perder a capacidade de formar uma identidade sólida, sobretudo se os agressores forem familiares ou pessoas muito próximas.

No entanto, existem estudos que revelam que se a criança voltar a se sentir protegida e segura, o risco de desenvolvimento do transtorno reduz a índices bem pequenos.

Múltiplas personalidades

Para quem não imagina o que é ter personalidades múltiplas parece algo dissimulado pelo paciente com TDI. Porém quem convive com alguém com o diagnóstico convive com uma experiência que requer muito cuidado com o paciente e com a pessoa ou pessoas ao lado.

Isso porque, o paciente com TDI pode apresentar duas ou mais identidades e desenvolver para cada uma delas personalidades e peculiaridades individualizadas que não se identificam entre si.

Saber lidar com a pessoa com TDI e suas múltiplas personalidades exige acompanhamento regular de psiquiatras e psicólogos para identificar o melhor tratamento para aliviar os sintomas com medicamentos como ansiolíticos ou antidepressivos assim como realização de psicoterapia.

Gatilhos

Episódios de transtorno dissociativo podem aparecer esporadicamente ou serem frequentes. A prevalência do número de casos é em mulher, mas ocorre em homens também.

A manifestação do TDI pode vir com a apresentação de um ou mais sintomas, por isso é vital que o quadro seja acompanhado por um psicoterapeuta, que é o profissional qualificado para utilizar a técnica de conversão, uma forma de realizar um diálogo aberto e voltado para o evento traumático.

Um paciente com transtorno dissociativo pode, por exemplo, não se lembrar de como fazer uma tarefa que foi qualificado para realizar, como dirigir um veículo, ler ou usar o computador assim como mesmo que tenha evidências que garantam a execução de tarefas por ele não se lembra de ter feito.

Diagnóstico

A confirmação do transtorno dissociativo de identidade – TDI é feita por um psiquiatra que terá condições de avaliar os sintomas apresentados nas crises e localizar a existência de conflitos psicológicos com potencial de desencadear ou agravar a doença.

Nos casos em que há presença de sintomas de ansiedade, depressão, somatização, esquizofrenia ou outros transtornos mentais, o diagnóstico do transtorno dissociativo fica mais difícil, pois existe uma interface entre as doenças que piora ou até mesmo confunde os sinais.

O transtorno dissociativo de identidade – TDI não tem cura, mas é possível reduzir os sintomas e a frequência de crises a partir de tratamento medicamentoso e psicoterapêutico.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

128380cookie-checkNo Dia Mundial da Saúde Mental o assunto é Transtorno Dissociativo de Identidade – TDI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420