Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
Mulheres

Rotina estressante de mulheres leva a prejuízos na saúde mental


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Atribuir o aumento de distúrbios mentais em mulheres ao período pandêmico é ter uma visão bastante restrita do quão tem sido desafiador para a mulher moderna realizar tantas tarefas e atender demandas no dia a dia.

A organização da casa, a carreira profissional, os estudos, o cuidado com a família e, por vezes, a maternidade são alguns dos focos pelos quais o mundo feminino deixa entrar o cotidiano muito atribulado.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas e Comunicação – IPC, em 2021, os cinco sintomas ou sentimentos que mais afetaram a população em geral na pandemia foram ansiedade, alteração de humor, insônia, dor de cabeça e frustração.

O percentual de mulheres que constatou piora ou muita piora na saúde mental chegou a 62%. Já entre os homens, o índice dos que afirmaram estar mais abalados com o período de pandemia foi de 43%.

A vida de mulheres

Mulheres

Além da rotina estafante de ter várias jornadas em um mesmo dia, as mulheres ainda enfrentam questões inerentes à desigualdade de gênero desde das diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, preconceito quanto às potencialidades femininas até a divisão de tarefas domésticas.

No caso das mulheres com filhos existe também as demandas pela criação de crianças e adolescentes saudáveis, mesmo quando as próprias mães atravessam fases em que enfrentam problemas mentais.

Nesse contexto, a forte carga emocional a que a realidade feminina está exposta tem um impacto muito grande na saúde mental das mulheres.

Mulheres em casa

Mulheres

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE revela que mulheres dedicam, em média, 18,5 horas semanais a tarefas domésticas, enquanto que os homens reservam, em média, 10,3 horas para afazeres como cuidar da casa e de pessoas da família.

É possível entender que as mulheres dedicam quase o dobro de horas às tarefas domésticas do que os homens e somado a essa diferença que é reflexo de uma sociedade criada nos moldes patriarcais, também tem os deveres e responsabilidades da vida profissional.

Por isso que, em estudo recente realizado pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os números de mulheres com problemas de saúde mental mostram que a sobrecarga e a exaustão a que boa parte das pessoas do sexo feminino vive são reais.

Na pesquisa, 40,5% das entrevistadas responderam que desenvolveram sintomas de depressão; 34,9% de ansiedade e 37,3 de estresse.

Outro ponto que foi salientado pelos pesquisadores é que mulheres multitarefas estão bastante suscetíveis a desenvolver a Síndrome de Burnout, cujo o principal sintoma é estafa mental associado à ansiedade, depressão, mudanças de apetite, irritabilidade, dificuldade de concentração e tristeza profunda.

O resultado dessa conta em que somam excesso de atividades, muitas responsabilidades e pouco reconhecimento e valorização é igual a mulheres com perda grande de qualidade de vida, poucos momentos dedicados ao lazer e descanso, além de terem descaso total com a própria saúde física e mental e baixa autoestima.

Promoção da Saúde

Mulheres

O contexto para alterar essa realidade é algo que demanda atenção às mulheres, mudanças de comportamento e criação de políticas públicas entre outros fatores. No entanto, existem algumas possibilidades que podem contribuir para a promoção da saúde da mulher.

O primeiro dos cuidados é buscar ajuda de pessoas próximas ou, se necessário, de profissionais capacitados como psicólogos ou psiquiatras. Vale ressaltar que distúrbios mentais não são motivo de vergonha e devem ser tratados e reconhecidos como problemas reais de saúde.

Outros pontos importantes na promoção da saúde feminina é se afastar de relacionamentos tóxicos e abusivos, ter apoio da família, realizar atividade física regularmente, dormir bem e reservar um tempo para o autocuidado e para o lazer.

Live Rosário

Neste dia 6, a partir das 19h30, a Farmácia Rosário irá realizar a live Saúde Mental e Emocional de Mulheres com a psicóloga Roberta Strozzi. A live será apresentada pela farmacêutica da Farmácia Rosário, Gabriela Maçarelli.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

114520cookie-checkRotina estressante de mulheres leva a prejuízos na saúde mental
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420