Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Tricotilomania leva pessoas a arrancar cabelos e pelos do corpo

Tricotilomania

Tricotilomania leva pessoas a arrancar cabelos e pelos do corpo

A psiquiatria é uma das especialidades médicas que evoluiu muito nos últimos anos e, com esse processo, transtornos psiquiátricos foram identificados e sintomas reconhecidos, o que é fundamental para que o diagnóstico correto seja feito. É o caso da tricotilomania (TTM).

No geral, a pessoa diagnosticada com tricotilomania sente um desejo incontrolável e frequente de arrancar os fios de cabelos e pelos do corpo seja do couro cabeludo, cílios, sobrancelhas, barba, virilha, braços e pernas.

O paciente com esse transtorno pode usar os próprios dedos ou uma pinça para arrancar os cabelos e pelos. A vontade é súbita e sem controle, por isso é considerada uma doença associada ao transtorno de controle de impulso, porque assim que arranca o cabelo ou pelo, sente-se aliviado e satisfeito por ter realizado a “tarefa”.

Para prolongar a sensação de satisfação, alguns pacientes diagnosticados com TTM podem brincar com os fios removidos e, em alguns casos, podem, inclusive, engolir os pelos, ação que estabelece a presença de outro transtorno chamado tricofagia.

Uma das consequências da tricofagia é a não digestão da queratina, principal componente dos fios. Isso porque, o corpo humano não é capaz de fazê-lo e com o passar do tempo e o acumulo de fios no sistema digestivo, formam-se verdadeiras bolas de pelos no estômago que são denominadas tricobezoares, cuja remoção só é feita por intervenção cirúrgica.

Causas e sintomas da tricotilomania

Tricotilomania

Segundo especialistas, não existe uma causa específica para a tricotilomania, tanto é que entendem ser um transtorno psiquiátrico que pode englobar diferentes fatores, de genéticos até componentes neurobiológicos e comportamentais.

É fato também que a TTM pode ser associada a outras condições psíquicas como distúrbios emocionais, transtornos de ansiedade, de controle do impulso, obsessivo compulsivo e, ainda, depressão.

A tricotilomania tem prevalência entre mulheres e, geralmente, ocorre após o período de puberdade.

As falhas capilares e de pelos em certas partes do corpo são sintomas relacionados ao transtorno. Há casos em que o paciente tem consciência que tem um desejo incontrolável de arrancar os fios do corpo. Já outros o paciente remove os cabelos e pelos sem atentar para o que está fazendo.

Outros hábitos também são dados como sintomas da tricotilomania como roer unhas com frequência, cutucar cutículas ou outras partes do corpo.

No caso de pacientes que tem o hábito de engolir os fios arrancados aos sintomas se somam náuseas e vômitos, dores abdominais, perda de apetite e bloqueios intestinais.

A vergonha por conviver com o transtorno pode dificultar que o paciente busque ajuda médica. No entanto, é fundamental, pois a TTM tem tratamento e o transtorno pode ser controlado.

Tratamento da Tricotilomania

Tricotilomania

Quadros de tricotilomania, normalmente, pedem tratamento com uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatra, psicólogo e dermatologista.

Esses profissionais da saúde irão avaliar o paciente e encontrar qual abordagem irá possibilitar os melhores resultados. Há casos, por exemplo, que o uso de medicamentos psiquiátricos juntamente com psicoterapia é necessário para que o paciente consiga identificar os gatilhos comportamentais que provocam os episódios de TTM.

Especialistas afirmam que essa combinação de terapia com medicamentos antidepressivos e estabilizadores de humor tem promovido bons resultados nos casos de TTM. Isso porque, a terapia induz o paciente a identificar os gatilhos e substitui-los por novos hábitos inofensivos o que é muito importante para o controle da tricotilomania.

Além disso, é recomendado que o paciente faça exercícios de relaxamento que possam reduzir a tensão e favoreçam o controle dos impulsos e a modificação de comportamento.

Os grupos de apoio também são muito valiosos porque auxiliam os pacientes de tricotilomania na adesão ao tratamento que exige bastante persistência porque os resultados podem demorar a aparecer.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420