Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
Síndrome de Down

Síndrome de Down: o preconceito é uma grande barreira


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Ser uma pessoa com Síndrome de Down é uma realidade que ainda está cercada de desafios, principalmente por conta do desconhecimento da sociedade com relação a essa alteração genética que tem características comuns entre os portadores, mas diferenças com relação ao potencial de cada um como qualquer outro ser humano.

A Síndrome de Down ocorre pelo acaso. É provocada por uma divisão irregular de cromossomos, que gera uma série de transformações neurológicas, intelectuais e físicas.

Isso porque, o ser humano é formado por 46 cromossomos em cada uma das células, que são resultado dos 23 cromossomos X vindos da mãe e dos 23 Y do pai. Portanto, cada cromossomo forma um par, o que determina milhões de informações genéticas que irão formar o indivíduo.

A diferença dos portadores de Síndrome de Down está no total do número de cromossomos. Eles têm 47 ao invés de 46 e, por isso, um dos pares é formado por três elementos, o que leva a alteração genética e a má formação desde o feto. Essa alteração ocorre no cromossomo 21 e, por esse motivo, é conhecida também por Trissomia 21.

Embora muitas pessoas tenham uma visão errada dos portadores de Síndrome de Down, eles podem viver uma vida considerada normal, com rotinas comuns e desenvolvimento saudável. Porém, muitas dessas rotinas envolvem atividades sociais como ir à escola, por exemplo, e o preconceito ainda é uma barreira a ser transposta tanto pelos portadores quanto pela própria sociedade.

Causas

Síndrome de Down

Ainda não há uma determinação cientifica sobre as causas da Síndrome de Down, mas ela é uma alteração bem mais comum do que se imaginava. Segundo pesquisas, a cada 700 bebês nascidos, 1 tem a probabilidade de apresentar a Síndrome de Down.

A alteração pode ser identificada ainda durante os exames pré-natais. Depois do nascimento, os médicos podem então fazer uma análise cromossômica.

Vale ressaltar que essa alteração cromossômica não tem nenhuma influência direta dos pais no processo. É uma condição aleatória.  Isso porque, não existem comprovações sobre alterações determinadas por alguns hábitos da mãe durante a gravidez ou mesmo da presença do gene na cronologia familiar.

Características dos portadores de Síndrome de Down

Síndrome de Down

Os portadores de Síndrome de Down têm algumas características físicas comuns. Normalmente o formato do rosto é arredondado, os olhos são puxados e as orelhas pequenas. As mãos são menores assim como os dedos são mais curtos e a língua costuma ser maior do que o tamanho normal.

Devido a má formação física, os portadores da síndrome podem ter uma redução do tônus muscular, localizado na parte da garganta, o que dificulta tanto a respiração quanto a alimentação.

Outro problema causado pela redução do tônus muscular na região da garganta é a apneia do sono, muito comum entre os portadores da Síndrome. Há também problemas cardíacos congênitos e de tireoide, refluxo e otites crônicas.

Por último, entre as características físicas existe a altura. Geralmente os portadores tem entre 1m40 e 1m55.

Com relação às características neurológicas existem alguns prejuízos ao desenvolvimento intelectual. Normalmente, os portadores possuem um QI de 50 pontos, o que equivalente a uma criança de 8 anos. No entanto há pessoas com Síndrome de Down que se formam no Ensino Superior e trabalham na vida adulta.

Um dos pontos favoráveis ao bom desenvolvimento desses portadores é serem estimulados desde cedo, com acompanhamento de profissionais multidisciplinares como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pediatras e também clínicos gerais.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

113370cookie-checkSíndrome de Down: o preconceito é uma grande barreira
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420