Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Câncer de Próstata: Superação de preconceitos é a chave para o diagnóstico precoce


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Consultas e exames de rotina ainda parecem hábitos distantes do cotidiano de grande parte dos homens no Brasil. Mas são exatamente eles que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência da Saúde do Homem da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo mostra que 60% dos pacientes com câncer de próstata só procuram o urologista quando estão com o tumor em estágio mais avançado.

Isso significa que esses homens buscam tratamento quando sintomas como dor, ardor e dificuldade de urinar, sensação de não esvaziar totalmente a bexiga, desconforto ao ejacular e sangue na urina se manifestam e esses são sinais que a doença está avançada.

Nesses casos, os resultados dos tratamentos tendem a ser menores e são maiores os riscos de mortes.

Diante disso que, em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha Novembro Azul que tem o objetivo de alertar os homens da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Negação ao câncer de próstata

Há especialistas que reconhecem que está em curso uma mudança positiva no comportamento dos homens, mas há também muitos tabus a serem vencidos pelo sexo masculino e um deles é com relação aos cuidados com saúde.

Na infância, os responsáveis levam os filhos em consultas regulares para acompanhamento de especialistas como pediatras independentemente do sexo.

Mas, a partir da adolescência é mais comum constatar essa rotina de consultas e exames entre as mulheres. Uma das possibilidades dessa realidade pode estar vinculada à menstruação.

Porém esse distanciamento masculino da rotina médica pode resultar em um prejuízo para a saúde, no entanto adotar uma postura preventiva entre os homens ainda está cercada por preconceitos.

O exame do toque retal é considerado um dos focos dos preconceitos entre os homens, porém juntamente com o exame de sangue para detectar o Antígeno Prostático Especifico – PSA é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia – SBU recomenda que todos os homens façam esses exames considerados de rastreio a partir dos 45 anos de idade.

Diagnóstico precoce

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, no Brasil, são estimados cerca de 70 mil novos casos por ano e, quando descoberto precocemente há de 80 a 90% de chances de cura do câncer de próstata.

Esse percentual cai para 10 a 20% quando o paciente tem o diagnóstico em um quadro considerado avançado. Por isso, a campanha Novembro Azul insiste em estabelecer uma rotina preventiva entre os homens.

O que é câncer de próstata

O câncer de próstata ocorre quando há um crescimento descontrolado das células no órgão masculino que é responsável por produzir o líquido que compõe parte do sêmen.

Segundo especialistas, na grande maioria dos casos, a doença evolui lentamente. No entanto, há registros que quando o desenvolvimento da doença é rápido e acaba por se espalhar por outros órgãos.

Nesse sentido, a prevenção é crucial tanto para o diagnóstico precoce quando para a obtenção de índices altos de cura com o tratamento.

Vale lembrar que, além da rotina de visitas ao urologista, hábitos como alimentação saudável, exercícios físicos e adequação do peso são elementos favoráveis à prevenção de qualquer tipo de câncer.

Tratamento do câncer

Segundo especialistas, cerca de 20% dos casos diagnosticados de câncer de próstata não são considerados agressivos. Esses casos são chamados indolentes e não requerem intervenção terapêutica.

É indicada a vigilância ativa, o que evita as consequências do tratamento porque as recomendações, a depender do estágio da doença, são tratamentos curativos, como a retirada do órgão e radioterapia.

Uma opção de tratamento para casos mais avançados de câncer de próstata é a hormonoterapia. Não há possibilidade de cura, mas é provável que o paciente tenha uma vida ativa por muitos anos.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

129620cookie-checkCâncer de Próstata: Superação de preconceitos é a chave para o diagnóstico precoce
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420