Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
pés

Saiba mais sobre pés e problemas que prejudicam o corpo


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Os pés são essenciais para o movimento e postura do corpo, mas é bem comum eles serem esquecidos pelas pessoas, só recebendo a devida atenção quando são motivo de alguma dor e limitações.

É necessário que se diga que os pés enfraquecem ou sofrem alterações como qualquer outra parte do corpo. Por isso, deve-se identificar problemas que possam tornar os pés, caso para o médico ortopedista.

Mas, antes da Farmácia Rosário listar quais são os problemas que podem acometer os pés, uma dica importante para cuidar deles e prevenir dores é ficar descalço, quando possível, e manter a planta toda dos pés ao tocar no chão, durante as atividades físicas.

Problemas dos pés

pés

Entre os principais diagnósticos de problemas com os pés estão metatarsalgia, fascite plantar e joanete.

Esses são alguns dos problemas que podem provocar dor e limitações nessa região do corpo, fundamental para movimentos rotineiros para muitos como ficar em pé ou andar.

1. Metatarsalgia

pés

O nome dessa disfunção pode ser difícil, mas com a descrição da dor que causa, muitos vão reconhecer o problema rapidamente. É quando a dor afeta a parte constituída pelos ossos metatarsais, que são os ossos que formam os dedos.

Os principais sintomas são dor na planta dos pés e calosidade e, em alguns casos, pode haver alterações no formato do pé como, por exemplo, o desvio dos dedos.

O surgimento da metatarsalgia pode estar associada as seguintes causas:

  • Uso de sapatos de salto alto ou bicos muito finos por aumentar a pressão nos metatarsos;
  • Excesso de peso;
  • Atividades físicas de alta impacto ou por longos períodos, sobretudo quando não há acompanhamento de um profissional;
  • Artrite ou artrose nos metatarsos decorrente do desgaste dos ossos provocados ou pela idade ou por inflamações.

Os tratamentos da metatarsalgia são definidos pela análise de cada caso pelo médico ortopedista. Alguns exames como raio X e baropodometria podem ser solicitados para definir o grau da lesão.

As indicações de sessões de fisioterapia, uso de remédios anti-inflamatórios e u de calçados específicos e de palmilhas ortopédicas são alguns dos caminhos para o tratamento da metatarsalgia.

A cirurgia pode ser indicada quando há muita deformidade ou, caso os demais tratamentos não tenham efeito.

2. Fascite plantar

pés

A fáscia é a composição fibrosa e firme da planta do pé que vai do calcanhar até os dedos dos pés, inclusive a base curvada interna e a fascite é a inflamação dela.

As causas da fascite podem ser:

  • Excesso de peso;
  • Pés planos;
  • Encurtamento do tendão de Aquiles;
  • Atividades intensas como corrida de longas distâncias;
  • Funções profissionais em que a permanência em pé é demandada;
  • Uso de sapatos com suporte inadequado para a sola dos pés, como aqueles muito retos.

A fascite se manifesta por meio de dor no calcanhar que irradia para todo o pé como se fosse uma pontada. A dor pode começar ao colocar os pés no chão ao acordar, reduz na medida que são dados os primeiros passos e volta a se intensificar após longas caminhadas ou períodos em pé.

O tratamento envolve exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética, além do uso de anti-inflamatórios, mudanças no estilo de vida e alongamentos dos tendões e músculos da parte posterior da perna.

O repouso e restrição do contato dos pés no chão podem ser recomendados e, em alguns casos, é indicado a utilização de palmilhas ortopédicas, calçados especiais e fisioterapia.

3. Joanete – Hálux valgo

pés

A Hálux Valgo, conhecida como joanete é uma deformidade dos pés bastante visível, mas é importante enfatizar a dor que causa, porque existe uma deformação irreversível no antepé e acontece quando o dedão do pé empurra o próximo dedo.

As possíveis causas para o desenvolvimento do joanete são:

  • Uso de sapatos altos ou menores que os pés ou, ainda, com bicos finos;
  • Problemas congênitos como má formação e hereditariedade

O primeiro sinal do joanete é o surgimento de um calo saliente e ossudo no hálux. Depois podem existir edemas, vermelhidão e dores ao redor do dedo ou na região, ou, ainda, nas articulações quando usar sapatos.

O tratamento a ser adotado vai passar pela análise do médico ortopedista e da realização de exames como raio-X. Mas, comumente, o tratamento envolve medicamentos para diminuir a inflamação e o uso de talas. A cirurgia pode ser recomendada em casos mais graves que promovem o alinhamento dos dedos e a remoção do calo.

Após as informações sobre alguns dos problemas dos pés, a Farmácia Rosário tem ofertas exclusivas para você. Basta clicar no banner abaixo. Além das ofertas, aproveite o cashback e receba dinheiro de volta em toda compra on-line.


68060cookie-checkSaiba mais sobre pés e problemas que prejudicam o corpo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420