Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Quadril encurtado pode gerar muitas dores na lombar


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Se uma pessoa tem dificuldades para agachar ou dores lombares quando sobe ou desce escadas, talvez seja hora de consultar um ortopedista. Isso porque, esses são exemplos de incômodos que, se forem recorrentes, podem ser sinal de quadril encurtado.

Esse problema de encurtamento de flexores de quadril pode ser causa, por exemplo, do aumento da lordose lombar que tem potencial para gerar muita dor quando instalada.

Em tempo, a lordose lombar é uma alteração do arco interno da coluna, na região acima das nádegas, considerada normal até uma certa curvatura. Nos casos em que o grau da curvatura fica mais acentuado gera dores e, a depender da gravidade, pode levar a protusões e hérnias, ou seja, alterações nos discos entre as vértebras.

Segundo especialistas, pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou aquelas que dormem de lado com os quadris flexionados e os joelhos perto do peito, são mais suscetíveis a sofrer o encurtamento dos músculos dos quadris porque não são alongados como o recomendado.

Outro fator a ser analisado quando a pessoa apresenta encurtamento dos flexores do quadril é com relação as dificuldades encontradas para executar exercícios físicos com as pernas como um simples agachamento.

O problema do encurtamento força o tronco ficar mais inclinado para a frente para realizar o movimento do quadril, o que acaba por exigir menos das pernas e mais da coluna lombar e, por consequência, agrava as limitações e dores.

Ter ou não quadril encurtado

Há pessoas que desconhecem o fato de ter ou não quadril encurtado e especialistas indicam alguns testes extremamente simples para conhecer a mobilidade dessa região do corpo.

O teste chama-se Thomas e deve ser feito por um fisioterapeuta para que a avaliação seja conclusiva. São exercícios que vão avaliar o paciente deitado e sentado e como o joelho e o quadril reagem em algumas posições.

Há também exercícios físicos que podem ajudar a aliviar o encurtamento dos flexores de quadril, principalmente os que estimulam o alongamento da região lombar e dos membros inferiores.

Limites do corpo

Pessoas que permanecem muito tempo sentadas e são sedentárias tem alta probabilidade de sofrer encurtamento dos flexores do quadril. Em contrapartida, pessoas que exageram na corrida, na caminhada ou na realização de muitos abdominais completos tem boas chances de ter encurtamento dos músculos do quadril.

Tratamento e prevenção

O tratamento do quadril encurtado vai depender de alguns fatores individuais do paciente tais como idade, doenças prévias e nível de dor. No entanto é comum especialistas indicarem alguns métodos de alongamento global como Reeducação Postural Global e o Pilates.

Essas recomendações são para o fortalecimento e reorganização muscular e esses treinos devem ser realizados por profissionais para não gerar complicações ainda mais sérias.

Quanto a prevenção, o primeiro passo é abandonar o sedentarismo e adotar, por exemplo, caminhadas regulares que são excelentes exercícios físicos, acessíveis e tem muitos benefícios.

O alongamento é outra indicação, porém deve sempre ser orientado por profissional assim como as atividades físicas para como a musculação.

Vale ressaltar que entre a musculação e o Pilates, alguns especialistas acreditam que a melhora de postura, equilíbrio, aumento da flexibilidade, controle da respiração e fortalecimento dos músculos que o Pilates oferece é mais vantajoso para a estabilização da coluna.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

126750cookie-checkQuadril encurtado pode gerar muitas dores na lombar
Compartilhar
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420