Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
tensão muscular

Cinco dicas para evitar a tensão muscular


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Quem nunca sentiu um peso nos ombros depois de um dia estressante e cansativo de trabalho? Essa dor que pode parecer comum para muitas pessoas chama-se tensão muscular e é causada pelo excesso de contração dos músculos.

Esse incômodo pode dificultar, inclusive, o movimento dos membros e o relaxamento após o momento do estresse. Por isso, a Farmácia Rosário vai dar dicas a seguir para prevenir ou tratar esse desconforto, sobretudo se for bastante frequente e doloroso.

No entanto, primeiro é importante que se coloque que a tensão muscular é uma resposta fisiológica aos incômodos causados por fatores externos, por exemplo, uma notícia sobre a saúde de alguém ou uma reunião tensa no trabalho.

Isso porque, os fatores desencadeadores das tensões musculares, na maioria das vezes, são de fundo emocional provocado por estresse e ansiedade, mas também pode ser atribuído por fatores físicos decorrentes de problemas posturais.

O corpo humano precisa de tônus muscular, ou seja, desse estado de tensão contínuo para se sustentar em pé com a postura adequada, porém o excesso da concentração dessa tensão é que pode gerar os desconfortos e a dor.

Por isso. algumas mudanças de hábitos são recomendadas para diminuir a tensão muscular.

Mudança de hábito

tensão muscular

Mudar hábitos pode não ser uma tarefa fácil, mas há casos em que são extremamente importantes para manter a saúde física e mental. Portanto, a tensão muscular constante pede algumas alterações no comportamento para evitar que se torne algo mais sério como a dor crônica, por exemplo.

Assim, seguem algumas dicas para diminuir a tensão muscular.

1. Praticar exercícios físicos regularmente

tensão muscular

Essa dica serve para toda e qualquer mudança de hábito que promova o bem-estar e a qualidade de vida, portanto, no caso da tensão muscular, os exercícios físicos põem o corpo em movimento, através do alongamento dos músculos o que causa a diminuição das tensões.

Além de promover melhoras físicas, os exercícios fazem bem para a mente. Isso porque, ao movimentar-se o corpo libera o chamado “hormônio da felicidade” que são a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de felicidade e alegria.

Muito embora os exercícios físicos sejam fundamentais para o equilíbrio do corpo e da mente, o excesso deles também pode causar lesões sérias que levam à tensão muscular e a dificuldades em movimentar o corpo.

2. Dormir bem

tensão muscular

Ter boas noites de sono são essenciais para relaxar os músculos da maneira adequada, por isso o sono irregular pode acumular a tensão do dia-a-dia e se tornar um incômodo ainda maior.

Isso porque, o sono é imprescindível para a saúde mental e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS é que uma pessoa adulta durma, em média, 8 horas por dia.

Portanto, a rotina diária deve se adequar ao período que a pessoa precisa ter de sono e não ao contrário.

Caso a falta de sono seja frequente é preciso procurar um médico.

3. Relaxar a mente

tensão muscular

Relaxar a mente pode ser um grande desafio para quem precisa mudar de hábito, afinal não é tão simples desviar a mente dos problemas ou obstáculos da vida. No entanto, uma medida que pode ajudar a pessoa a relaxar a mente é encontrar atividades que atraiam a concentração para outros focos.

Esses focos pode ser brincar com os filhos, ler um livro, assistir a uma série com a família, cozinhar, enfim algo que não leve os pensamentos para as causas da tensão muscular.

4. Ter tempo de lazer e tempo de trabalho

tensão muscular

Com as mudanças da rotina impostas pela pandemia, principalmente em relação ao trabalho, muitas pessoas passaram a trabalhar mais horas por estarem em casa, por isso o trabalho passou a ter mais dedicação e tempo em detrimento das atividades de lazer.

Essa atitude, a longo prazo, pode gerar mais tensão muscular já que a vida pode girar em torno das pendências e tarefas do trabalho. Mas, o equilíbrio do tempo entre o trabalho e o lazer são igualmente importantes, portanto, colocar um limite de tempo para o trabalho, pode ajudar, em muito, o lazer e a saúde mental e física.

5. Respiração correta

tensão muscular

Além de não passar longos períodos sentado, outro fator que pode causar a tensão muscular é a respiração inadequada.

Assim como, alongar-se durante o dia pode diminuir a tensão muscular, respirar corretamente, inspirando o ar para os pulmões de maneira lenta, para empurrar o diafragma e soltar o ar devagar, contribui, em muito, para relaxar a musculatura e para controlar a ansiedade.

Em casos nos quais a tensão muscular está instalada é preciso, por vezes, o uso de relaxantes musculares bem como pomadas anti-inflamatórias.

Pensando nisso, a Farmácia Rosário tem uma variedade desses medicamentos para atender você. E não esqueça: nas compras on-line o cliente recebe créditos de volta no cashback.

 

67640cookie-checkCinco dicas para evitar a tensão muscular
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420