Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
otite

Ouvido: cinco dicas simples para evitar a otite


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Otite é um termo que pode não fazer parte do dia-a-dia das pessoas, mas dor de ouvido faz. Muitos sabem o que é e outros sofrem com o problema. A infecção e inflamação do ouvido é o que define de maneira genérica a otite, que pode causar bastante desconforto e dor aos pacientes.

Na maioria dos casos, a otite dura alguns dias e, com o uso de medicamentos corretos, pode ser superada sem outros problemas. Porém, como toda a doença que não recebe o tratamento certo, a otite mal tratada pode gerar perda temporário ou parcial da audição, fluídos permanentes dentro do ouvido, sem contar com infecções sazonais que parecem nunca melhorar.

Tipos de otite

otite

O tipo de otite está relacionado ao local onde a inflamação se desenvolve no ouvido. Mas, existem dois tipos que se destacam: a otite externa e a otite média.

A otite externa se desenvolve na parte externa do canal auditivo que vai do início da orelha até o tímpano. É causada, geralmente, por fungos e bactérias que entraram no ouvido via hastes flexíveis ou dedos.

No verão, esse tipo de inflamação do ouvido é mais comum exatamente porque o ouvido também fica em contato com mar, cachoeira e piscina, o que pode provocar um acúmulo de água no canal auditivo e, por consequência, a otite externa.

Essa inflamação apresenta sintomas como dor de ouvido, perda de audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, ou seja, cera.

Já a otite média também é causada por vírus e bactérias que se instalam a partir do tímpano até os ossos que fazem parte do ouvido, responsáveis por enviar sinais sonoros ao cérebro por meio dos nervos. Essa otite pode afetar também a tuba auditiva, que faz a ligação entre o nariz e o ouvido.

Quando essa otite é mais forte ou é resultado de quadros como a gripe ou resfriado, passa a ser chamada de otite média aguda.

Os sintomas são dor de ouvido intensa, além de febre, mal-estar, perda do apetite e secreção.

Quando a otite média aguda é consequência de um resfriado, de uma gripe ou de alguma outra doença, o paciente pode, inclusive, romper o tímpano e provocar a eliminação de cera do ouvido, secreção e sangue.

Como tratar

otite

A base geral dos tratamentos de otites é o uso de medicamentos como antibióticos e antifúngicos aplicados diretamente no ouvido, de acordo com o tipo de inflamação.

No entanto é preciso que se diga que, nos casos em que a otite é recorrente, o tratamento pode ser timpanotomia, procedimento quando se faz um punção no tímpano para a remoção de líquido acumulado.

Mas, assim como para muitas outras doenças, a prevenção é o melhor tratamento para a otite. Então, a Farmácia Rosário preparou cinco dicas comuns para que as infecções de ouvido sejam cada vez menos frequentes. Confira a seguir:

1. Vacinação em dia

otite

Quando se toma as vacinas pertencentes ao calendário de vacinação é uma maneira de prevenir doenças que podem ter na otite um sintoma ou uma causa.

Em bebês e crianças é fundamental vacinar contra as doenças contempladas no calendário nacional de vacinação. Atualmente, com aprovação pela   Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, da vacinação em crianças a partir de cinco anos contra a COVID, também é importante que elas se vacinem.   Nos adultos, a vacinação contra gripe e também contra a COVID são vitais para a prevenção.

2. Uso de protetores auriculares

otite

Protetores auriculares são uma importante opção para a proteção do ouvido, principalmente no verão, quando a procura por praia e piscina aumenta.

O protetor auricular pode ser usado por adultos, mas, principalmente por crianças, sobretudo quando há casos de reincidência de inflamação de ouvido por três ou quatro vezes no ano.

3. Abandonar o uso de hastes flexíveis

otite

O uso de hastes flexíveis pode ser feito apenas para limpar a parte de fora da orelha. Nunca usá-las para limpar o canal auditivo porque podem empurrar a cera bem mais fundo e, até mesmo romper o tímpano.

No mercado existe, inclusive, cotonetes para bebês que impedem que a haste entre no canal auditivo e, portanto, limita a utilização somente a superfície.

4. Limpar os ouvidos

otite

O acúmulo de cera pode bloquear o canal auditivo e, assim gerar uma sensação de ouvido tapado ou dificuldades para ouvir. Por isso, após o banho pode-se passar o cantinho de uma toalha molhada ou um disco de algodão úmido em toda a orelha, porque isso irá remover a sujeira acumulada na parte externa do ouvido, de forma segura.

Na parte interna, o melhor a fazer é pingar duas gotinhas de óleo de amêndoa no ouvido para ajudar a amolecer a cera e, depois, com uma seringa, injetar um pouco de soro fisiológico dentro do ouvido. Em seguida, é fundamental virar a cabeça lateralmente para que o líquido saia completamente sem comprometer o ouvido.

5. Prevenção

otite

Um dos fatores considerados preventivos com relação a inflamação de ouvido é a amamentação exclusiva de bebês por, pelo menos, seis meses de vida. Isso porque, permite que a imunidade do bebê desenvolva anticorpos que tornem o sistema imunológico mais forte e resistente à infecções.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

67150cookie-checkOuvido: cinco dicas simples para evitar a otite
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420