Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
vacinas

Conheça cinco vacinas que previnem doenças comuns na infância


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

A infância é um momento de pura descoberta e também de muitos cuidados dos pais com a criança que ainda tem um corpo em formação e, portanto o organismo é mais suscetível à doenças.

Para uma infância alegre e saudável, crianças iniciam o calendário vacinal ainda bebês no Brasil. A importância da medida é imunizar os pequenos para evitar que possam ser a fonte de um surto, caso não sejam vacinados.

Por isso, as vacinas são tão importantes pois, além de garantir a saúde das crianças, possibilita também a não infecção de milhares de pessoas. Além disso, a imunização contribui em muito para que crianças vacinadas tornem-se adultos saudáveis. 

Mas, quais são as vacinas que previnem doenças comuns à infância? Conheça quais são as vacinas e quais doenças previnem a seguir.

vacinas

1. Tetra viral

Catapora, rubéola, caxumba e sarampo são doenças comuns à infância e são altamente contagiosas.

A catapora ou varicela, como é chamada pelos médicos, é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zoster que aparece com mais frequência em crianças e gera lesões na pele acompanhadas de coceira. 

Já a rubéola é provocada por um vírus que torna a doença extremamente perigosa para gestantes, pois correm o risco de abortarem e, no caso dos recém-nascidos podem desenvolver problemas graves como malformação do coração, além de cegueira e surdez. 

No sarampo, os sintomas são descritos como febre alta, tosse seca, irritação nos olhos, pequenos pontos brancos no interior da boca e, só depois de alguns dias aparecem lesões na pele.

No caso da caxumba a febre, dor de cabeça, dores musculares e mal-estar, seguidos de inchaço das glândulas salivares que se localizam na parte lateral do rosto e na frente das orelhas são os sintomas.

A doença deve ser evitada na infância e também na fase adulta porque promove grandes complicações. Nos homens pode afetar os testículos e, nas grávidas aumenta as chances de abortos espontâneos.

A vacina tetra viral protege a criança desse conjunto de doenças. A vacina é aplicada em uma única dose aos 15 meses e deixa a pessoa totalmente imunizada contra os vírus que, geralmente, são contraídos durante a infância.

vacinas

2. Poliomielite

Essa doença é causada por um poliovírus transmitido pela água e alimentos contaminados ou pelo contato com uma pessoa infectada. Muitas das pessoas infectadas não ficam doentes nem apresentam sintomas. Porém, há aquelas que desenvolvem a paralisia, o que pode ser fatal ou causar paralisias musculares, principalmente nos membros inferiores.

A vacinação contra a poliomielite é composta por três doses intramusculares aos 2, 4 e 6 meses do bebê e mais duas doses orais de reforço aos 15 meses e aos 4 anos da criança.

vacinas

3. Meningocócica

A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis que provoca inflamação das membranas que ficam em volta do cérebro e, também da medula espinhal e da corrente sanguínea, que é a chamada septicemia. São infecções muito graves que podem levar à morte em até 24 horas. Por isso, a imunização é fundamental para se prevenir contra a meningite.

A vacina meningocócica ocorre em duas doses. A primeira é feita nos bebês com dois meses de vida e a última quando atingem os 4 meses. Além disso, é prescrito um reforço entre o primeiro ano até 4 anos de idade, no máximo. 

vacinas

4. Hepatite A

A hepatite A é provocada por um vírus, transmitido pela água e por alimentos contaminados, que causa uma inflamação do fígado. Existem dois tipos da doença. Um deles não é muito frequente e pode levar à morte fulminante.

A forma mais comum da hepatite A tem duração de 2 a 6 meses e os sintomas podem ser febre, náuseas, icterícia, urina escura, dor abdominal e muscular, fadiga, vômitos entre outros.

A vacina contra a hepatite A tem dose única e a criança pode ser vacinada por volta dos 15 meses ou aos 4 anos, caso não tenha tomado no período anterior.

vacinas

5. Febre amarela

A febre amarela é causada pela picada de um mosquito afetado pelo vírus. Quando a pessoa infectada apresenta sintomas, o quadro costuma ser preocupante e representa grande risco à saúde. 

Para se prevenir dessa doença é preciso tomar a vacina por volta dos 9 meses e reforçar a dose a cada 10 anos aproximadamente. Geralmente a vacinação logo no início da vida da criança é feita apenas quando ela reside em área de risco.

O Ministério da Saúde recomenda que os responsáveis pelos recém-nascidos e crianças fiquem atentos ao calendário vacinal e não se esqueçam que algumas vacinas precisam de doses complementares. Além disso, reforça que toda e qualquer criança tem direito de ser acompanhado regularmente por um médico pediatra.

A Farmácia Rosário quer que você mantenha a carteirinha de vacinação em dia dos pequenos e reforça que está sempre à disposição para tudo o que precisar para o cuidado, higiene e proteção para o bebê e para você.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você. 

62750cookie-checkConheça cinco vacinas que previnem doenças comuns na infância
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420