Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
tocofobia

Medo excessivo de engravidar pode ser sinal de tocofobia


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

A escolha da mulher moderna em não querer ter filhos é algo bastante comum nos dias atuais e, de forma alguma, representa um problema. Porém, existe um distúrbio chamado tocofobia em que a maternidade significa ter um medo patológico de engravidar e, consequentemente de realizar um parto.

Mesmo que a mulher queira ser mãe, ela tem um medo que dispara em várias formas, além de algumas certezas de que a maternidade é algo muito complicado. Os pensamentos vão desde achar que não terá condições de educar a criança da melhor maneira até ter receio de repetir possíveis comportamentos inadequados praticados pelos respectivos pais.

O medo de engravidar passa a ser patológico quando a associação com dor e sofrimento supera o desejo de ser mãe. Quando a pessoa tem crise de ansiedade e até algum tipo de repulsa só de imaginar a gestação. Quando a maternidade se torna um processo cheio de questões, porquês e obstáculos intransponíveis.

Tipos de Tocofobia

tocofobia

A tocofobia se divide em dois tipos. A primária que se desenvolve geralmente na adolescência e a secundária que pode ocorrer após experiências ligadas a gravidez, tais como aborto espontâneo, parto prematuro ou violência obstétrica.

O medo de engravidar também pode ter gatilhos em casos de baixa autoestima, abuso sexual, predisposição a transtornos de ansiedade, rede de apoio precária e até mesmo relatos de partos mal sucedidos feitos por pessoas próximas.

Pesquisas revelam que até mesmo uma experiência intrauterina, ou seja, quando a pessoa ainda está no útero materno, pode ser um fator de risco para desencadear a fobia de engravidar.

Consequências da fobia

tocofobia

Um dos problemas causados pela tocofobia é a interferência direta no estado psicológico, biológico e, porque não dizer, social da pessoa que possui o distúrbio.

Além de causar prejuízos à saúde, a tocofobia afeta fortemente as relações interpessoais, a ponto da pessoa se privar de ter uma vida intima ativa e de possíveis relações sexuais e afetivas.

Pessoas com tocofobia sem tratamento adequado, que envolve psicoterapia, pode desenvolver repulsa por relacionamentos bem como um tipo de neurose que pode levar a usar, ao mesmo tempo, muitos tipos de preservativos.

Mesmo que seja um distúrbio ligado ao útero, alguns homens podem desenvolver a tocofobia, porém em um número bem mais reduzido, mas motivada também pelo medo e insegurança.

Sintomas e tratamento

tocofobia

Assim como muitos distúrbios psicológicos, é preciso ficar sempre atento aos sinais que são os mesmos para mulheres e homens. Ter medo de engravidar é normal, mas ter um pavor excessivo desse fato e se afastar dos relacionamentos sexuais e afetivos por conta disso, é completamente sintomático de que existe um problema.

Alguns dos fatores que devem ser observados quando o assunto é tocofobia são o descontrole emocional ao falar do assunto, oscilação de humor, crises de ansiedade, insônia, apetite reduzido, pesadelos com gravidez e depressão.

O tratamento indicado em casos de tocofobia é a psicoterapia. Dessa forma, a partir dela é possível encontrar o gatilho para o medo, porém, há casos que é necessário a intervenção psiquiátrica.

Quando a paciente está grávida a abordagem do tratamento é feita em conjunto com o obstetra e o ginecologista que acompanham a gestação.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

114370cookie-checkMedo excessivo de engravidar pode ser sinal de tocofobia
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420