Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
saúde

O que há entre a promoção e a prevenção da saúde


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Quando entra em ação a promoção e a prevenção da saúde? A seguir a diferença será esclarecida, porém em ambas é possível contar com a assistência da Farmácia Rosário que comemora 91 anos de vida, bem-estar e saúde, no dia 13 de julho.

A promoção da saúde ocorre no processo de formação ou de reeducação da pessoa, porque tem o propósito de indicar para cada individuo formas saudáveis de fazer escolhas durante a vida.

Já a prevenção é definida por recomendar esforços específicos para reduzir a possibilidade do desenvolvimento de doenças assim como diminuir a gravidade nos casos.

Para entender quais ações representam promoção e quais são de prevenção, seguem a explicação de cada processo.

Promoção da saúde

saúde

O conceito de promoção da saúde vai além do não desenvolvimento de doenças. É uma visão ampla de viver com saúde. Significa englobar todos os fatores para uma vida plena com saúde e bem-estar físico, mental e social.

Promover a saúde é ver o ser humano no todo para analisar as necessidades o corpo, a mente e, também o contexto social no qual a pessoa está inserida para assim encontrar o estado de saúde real dela.

A definição de promoção de saúde não se choca com o conceito de prevenção. Na verdade, trabalham para que um conjunto de bons hábitos reflitam no estado saudável de viver.

Mas, no caso da promoção da saúde, o contexto social ganha contornos que favorecem a compreensão mais ampla do que é a realidade individual e assim facilita a identificação dos impactos no dia a dia da pessoa.

Prevenção da saúde

saúde

O objetivo da prevenção é exatamente precaver riscos, por isso também promove um conjunto de atitudes que juntas auxiliam no caminho de uma vida saudável.

A prevenção é utilizada, segundo especialistas, para diminuição de riscos de adquirir um doença específica ou para a redução da probabilidade do aparecimento de determinada doença ou desordem atinja o indivíduo.

Tanto que a prevenção é classificada em primária, secundária, terciária e quaternária.

A prevenção considerada primária engloba ações focadas em enfrentar causas e fatores de risco seja de um problema individual ou coletivo, como a vacinação ou indicação de atividades físicas para diminuir chances de casos de obesidade.

As atitudes descritas na prevenção secundária são mais voltadas para a detecção de questões que afetam a saúde em estágio inicial a partir da realização de rastreamento e diagnóstico precoce tanto individual ou coletivamente.

A prevenção terciária diz respeito a tratamentos de acompanhamento e reabilitação do indivíduo ou de uma determinada população que sofreram perdas funcionais decorrentes de problemas de saúde agudos ou crônicos como diabetes e Acidente Vascular Cerebral – AVC.

Já a prevenção quaternária é acionada em casos de pacientes com doenças em estágios mais avançados e que o tratamento torna-se pior do que a própria enfermidade. Portanto, o objetivo dessa prevenção é evitar intervenções invasivas desnecessárias, como cirurgias ou exames.

A prevenção em todas as etapas, portanto, tem o propósito de estabelecer um conjunto de práticas para o controle dos riscos, trabalhado de maneira continuada e promovendo a melhoria contínua.

A diferença

saúde

Tanto processos de promoção quanto de prevenção da saúde tem raiz na proposta de manter as pessoas saudáveis.

Os programas de prevenção para saúde tem a premissa de capacitar e envolver pessoas e comunidades a terem um comportamento de vida saudável, através do incentivo a mudanças de hábitos que facilitam a redução do risco de desenvolver doenças.

Já os programas de promoção da saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, tem o propósito de fazer com que as pessoas aumentem o controle sobre a própria saúde, por meio de uma vasta gama de intervenções sociais e ambientais para beneficiar e proteger a saúde e a qualidade de vida de cada indivíduo.

A promoção da saúde aborda causas mais profundas da doença e não somente o tratamento e a cura.

Vale ressaltar que a prevenção não elimina a promoção da saúde ou vice-versa. Ambas recorrem a iniciativas e métodos, dentro das respectivas delimitações, que têm como princípio manter a qualidade de vida e o bem-estar do maior número possível de pessoas.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

App Rosário

81970cookie-checkO que há entre a promoção e a prevenção da saúde
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420