Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
disfunções

Disfunções sexuais masculinas ainda são tabus para o próprio homem


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Não é difícil encontrar exemplos de resistência masculina a procurar atendimento médico. No Brasil, estimativas revelam que os homens demoram, em média, quatro anos para buscar ajuda, por exemplo, para as disfunções sexuais.

Segundo especialistas, esse tempo começa a ser contado após o surgimento de sintomas, o que significa que o homem convive um período muito mais longo com esses problemas.

Muito desse comportamento tem a ver com a dificuldade de superar preconceitos, sobretudo com relação a necessidade de reafirmar a masculinidade. Afinal, ter a capacidade de manter uma vida sexual saudável impacta de forma direta na qualidade de vida e, principalmente na autoestima do homem.

No entanto, as disfunções sexuais masculinas existem e mesmo com a resistência dos homens em assumir esses problemas, existem também médicos especialistas e medicamentos capazes de tratar a questão da maneira adequada.

1. Disfunção erétil

disfunções

A definição para disfunção erétil, de acordo com especialistas, é a incapacidade frequente de produzir ou manter uma ereção em tempo suficiente para uma relação sexual satisfatória.

Quando essa disfunção ocorre por seis meses ou mais está estabelecido o problema que mais afeta a vida sexual do homem.

Por muitos anos, a disfunção erétil era chamada de impotência, porém devido ao teor pejorativo que o termo carregava, os médicos deixaram de usá-lo.

As causas para a disfunção erétil podem ter origem física e psicológica.

1.1. Causas físicas da disfunção erétil

disfunções

Nos casos que decorrem de causas físicas, o problema está associado ao estilo de vida do homem e as possíveis consequências dele como aumento do colesterol, vida sedentária, tabagismo, diabetes, obesidade e uso de drogas.

Isso porque, a ereção acontece quando os vasos sanguíneos se dilatam e preenchem os corpos cavernosos que compõem o órgão sexual masculino e, portanto qualquer mal causado aos vasos sanguíneos prejudica também a ereção.

Assim, existe a possibilidade de tratamento com medicamentos para o controle da doença causadora e também para o estímulo da ereção. Além disso, cerca de 30% dos homens recorrem as injeções aplicadas diretamente no corpo cavernoso do pênis. Porém há casos de falta de adaptação ao tratamento, para esses homens existe uma terceira opção: a prótese peniana.

Essa prótese consiste no implante de hastes de silicone no corpo cavernoso do pênis, para que fique ereto mesmo que a prótese seja maleável.

1.2. Causas psicológicas da disfunção erétil

disfunções

Já as causas psicológicas que geram esse problema sexual passam pelo medo de promover uma gravidez indesejada, perda de emprego e de renda, problemas no trabalho, depressão entre outros fatores.

Esse tipo de disfunção erétil é chamada de situacional e o recomendado é que o paciente seja encaminhado para a psicoterapia especializada.

Há a possibilidade do uso de medicamentos, porém os efeitos são momentâneas, por isso o reequilíbrio emocional é o indicado para a solução efetiva do problema.

2. Perda do desejo sexual

disfunções

A falta de libido pode estar associada a questões hormonais ou a problemas emocionais.

As causas hormonais podem estar ligadas a diminuição da testosterona a partir dos 50 anos. Nesse caso, a reposição hormonal resolve o problema e a saúde sexual do homem pode ser restabelecida.

Com relação aos problemas emocionais, o indicado é a psicoterapia, sem a necessidade de medicamentos, caso os exames estejam normais.

3. Ejaculação precoce

disfunções

Essa disfunção sexual é mais comum em homens com menos de 25 anos e, de maneira geral, a causa é atribuída a problemas psicológicos, apesar que a hipersensibilidade da glande ou cabeça do pênis também pode ser o motivo.

Não existe um conceito uníssono para definir a ejaculação precoce. No entanto, o problema envolve ejaculação rápida, sensação de falta de controle e um incomodo entre o casal.

No Brasil, além da indicação de psicoterapia, os pacientes com essa disfunção sexual também são tratados com antidepressivos, que aumentam a serotonina no sistema nervoso central, o que retarda a ejaculação.

Vale salientar que as disfunções sexuais masculinas são reais, mas para que os tratamentos terem sucesso o protagonista homem tem que superar as amarras e procurar ajuda.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

App Rosário

82070cookie-checkDisfunções sexuais masculinas ainda são tabus para o próprio homem
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420