Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
autoteste

Autoteste para COVID 19 é uma facilidade que requer cuidados


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Os casos positivos de COVID 19 voltaram a aumentar após o relaxamento de algumas medidas de proteção como o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil. Com isso, segue a necessidade da realização exames para a detecção da doença, só que, em 2022, para facilitar foi colocado à venda no país o autoteste.

O autoexame pode ser realizado por uma pessoa que apresente algum sintoma da COVID 19 ou que esteve em contato com alguém diagnosticado com a doença.

Assim, é importante reiterar os sintomas mais comuns da COVID 19 são febre, tosse, dores de garganta, cabeça e no corpo, além de coriza e perda de olfato e de paladar.

A diferença que deve ser pontuada é que, com a vacinação da população, a maioria das pessoas apresenta sintomas leves da doença, mas mesmo assim é necessário tomar cuidados e, em caso da manifestação de qualquer sinal característico, pode procurar atendimento médico ou fazer o autoteste.

No entanto, quando os sintomas apresentados forem graves como falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio, cor azulada em unhas, pele e lábios, letargia, confusão mental e desidratação a pessoa deve procurar um serviço de saúde imediatamente, sem necessidade de fazer o autoteste.

O que é o autoteste

 autoteste

O autoteste é um produto no qual a pessoa realiza todas as etapas da testagem para coronavírus, portanto a própria pessoa realiza a coleta da amostra e faz a interpretação do resultado, mas, não antes de seguir as orientações de uso dos fabricantes.

No caso da COVID 19, somente os produtos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA com a finalidade de autoteste de pesquisa de antígeno, que é a molécula capaz de provocar a produção de anticorpos, é que podem ser utilizados pela população em geral.

Vale ressaltar que esse tipo de autoteste para COVID-19 deve ser usado como triagem, o que permite o isolamento da pessoa o quanto antes, além de evitar a transmissão do vírus para outros, porém a confirmação do diagnóstico depende da avaliação de um serviço de saúde.

Diferença entre autoteste e teste profissional

 autoteste

Os testes rápidos de antígeno aprovados para uso de profissionais de saúde são diferentes dos autotestes porque existem alterações nesses produtos quanto ao desempenho e o tipo de amostra a ser utilizada, que podem colocar em risco o resultado do exame se não forem realizados por pessoas qualificadas.

No caso dos autotestes manipuladas por pessoas leigas em diferentes condições ambientais, o sistema de avaliações especificas que a ANVISA exige dos fabricantes faz com que seja possível dos fabricantes pela ANVISA verificam todo o processo e as respectivas instruções estão aptas para a obtenção de resultados seguros.

Por isso, os autotestes só podem ser vendidos por farmácias e drogarias regularizadas junto à vigilância sanitária, estabelecimentos de saúde licenciados também pela vigilância sanitária para comércio varejista de artigos médicos.

A venda online desses autotestes só é permitida nos sites das lojas descritas acima por terem a autorização expressa da vigilância sanitária. Para efetuar a compra de um produto realmente reconhecido pela ANVISA, há uma lista atualizada no site da agência em que podem ser feitas consultas sobre os autotestes.

Positivo ou negativo

 autoteste

Se o autoteste apresentar resultado positivo para a presença do antígeno de COVID 19, mesmo que a pessoa não apresente sintomas, é necessário o isolamento imediato para evitar a contaminação de outros durante o período de transmissão do vírus. Além disso, deve-se avisar a todos com quem a pessoa teve contato recente que foi contaminada e usar máscara.

As autoridades de saúde recomendam que a pessoa infectada busque atendimento em um serviço de saúde para a confirmação do diagnóstico e, assim receber orientações bem como permitir a notificação do caso nos sistemas do Ministério de Saúde para o acompanhamento dos números da pandemia no país.

No caso do resultado do autoteste ser negativo vale ressaltar que esse fato não descarta a possibilidade de infecção pelo vírus dado que a testagem pode ter sido feita durante o período de incubação ou pode ter havido erro na coleta da amostra entre outras possibilidades.

Diante disso o melhor a fazer é manter as medidas de prevenção, se não apresentar sintomas.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Cashback Rosário

79430cookie-checkAutoteste para COVID 19 é uma facilidade que requer cuidados
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420