Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Conheça seis mitos sobre a TPM

TPM

Conheça seis mitos sobre a TPM

Entre as incontáveis diferenças entre homens e mulheres, a TPM – Tensão pré-menstrual é um tema em que as compreensões geram muita controversa. No entanto, a TPM existe e deve ser tratada como um período em que, provavelmente, ocorrem alterações hormonais que podem modificar, temporariamente, características nas mulheres.

Segundo especialistas, existem mais de 150 sintomas de TPM e, isso significa que os efeitos desse período têm variações em cada mulher. Entretanto, em linhas gerais, os sintomas incluem variações de humor; seios sensíveis e doloridos; desejo de comer coisas especificas como chocolate e demais doces; cansaço; irritabilidade; agressividade; depressão; inchaços; dores de cabeça e nas costas.

Esses sintomas referem-se tanto ao físico como ao psicológico e podem durar 1 a 15 dias antes da menstruação e, em alguns casos, durante o fluxo menstrual. A duração varia de mulher para mulher, podendo desaparecer logo no primeiro dia da menstruação ou durar até o fim dela.

Uma das causas, como foi dito, decorre de questões hormonais e está relacionada a instabilidade na produção dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona, que podem influenciar na transmissão de neurotransmissores responsáveis pelos impulsos nervosos. São eles, a serotonina e a dopamina.

É importante salientar que há um tipo mais grave de TPM. É a chamada TDPM – Transtorno Disfórico Pré-Menstrual. Esse transtorno atinge cerca de 10% das mulheres e os sintomas são intensos, como crises de ansiedade. Nesse caso, é necessário procurar por um profissional para que seja indicado um tratamento especializado.

Controversas

TPM

Como os sintomas variam de mulher para mulher e, inclusive, algumas mulheres nem sofrem com a Tensão Pré-Menstrual, existem muitas pessoas que acreditam ser uma invenção feminina.

No entanto, o problema existe e é vivido por muitas mulheres de maneira intensa e, mesmo assim a TPM é cercada de mitos.

A seguir, algumas delas:

1. TPM engorda

TPM

Um dos sintomas que aparecem durante a Tensão Pré-Menstrual é o inchaço devido a retenção de líquidos, o que pode aumentar o peso normal em até 2 quilos, porém é passageiro.

2. TPM dura 30 dias

TPM

Como já foi dito, os sintomas da TPM duram de 1 a 15 dias. Caso haja um prolongamento dos sintomas é recomendado procurar um médico.

3. Na TPM só comer carboidratos e proteínas

TPM

Neste período deve-se consumir, assim como nos outros dias, uma alimentação equilibrada, rica em legumes, verduras, carboidratos e proteínas. Essa atitude, inclusive, pode auxiliar a minimizar os efeitos da TPM no organismo.

4. TPM é psicológico

TPM

Apesar de influenciar e ter muitos sintomas emocionais, a TPM é fisiológica.

5. TPM tem cura

TPM

Infelizmente, a TPM não tem cura, mas há maneiras de amenizar os efeitos com exercícios físicos, terapias e alimentação saudável. Outro aliado é o anticoncepcional e, para usar o indicado para cada mulher, visite o ginecologista.

6. Em mulheres sem filhos a TPM piora

TPM

Ficar grávida ou não, esse fato não interfere na intensidade dos sintomas da TPM.

Você sabia

TPM

Para os homens relutantes em acreditar que a TPM pode fazer parte da rotina feminina é relevante informar que há também a TPM masculina, que é conhecida como Síndrome do Homem Irritável.

Lógico que no caso masculino não tem a ver com questões ligadas ao útero, mas sim aos hormônios, pois é provocada pela baixa produção de testosterona.

Diferentemente da TPM feminina, a Síndrome do homem irritável não acontece em um período específico e sim em qualquer momento da vida dele.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420