Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
colágeno

5 benefícios do colágeno para sua saúde


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

O colágeno é a nova tendência em produtos farmacêuticos. Ele é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente nos músculos, tendões e ligamentos. Porém, a partir dos 30 anos a produção dessa substância é diminuída. Quando isso acontece uma das soluções é fazer adequações à dieta com alimentos que contribuam nessa reposição:

  • Peixes
  • Carne vermelha
  • Queijo minas
  • Frango
  • Ovos
  • Queijo cottage

Porém, apenas consumir alimentos ricos em colágeno não significa que ele será aproveitado em sua totalidade. Muitas transformações químicas ocorrem no processo de digestão e absorção, e o fígado recombina as moléculas de acordo com a necessidade do organismo. Por conta disso, o consumo otimizado do composto é através da suplementação.

Mas você sabe quais são os benefícios do colágeno?

1- Pele

colágeno

O colágeno é responsável pela elasticidade e firmeza da pele, uma vez que representa 70% da constituição da mesma. Conforme envelhecemos e paramos de produzir a proteína, encaramos a primeira consequência: uma pele flácida, com rugas e aspecto ressecado.

Estudos indicam que mulheres fazendo suplementação de até 5gramas de colágeno durante oito semanas apresentaram uma pele mais hidratada e elástica do que as que não fizeram a reposição dessa proteína.

2- Aliviar dores nas articulações

colágeno

Por estar vinculado ao tecido cartilaginoso, o colágeno está diretamente relacionado a mobilidade e proteção das articulações. A falta da proteína pode causar doenças degenerativas como a osteoartrite. Ao manter bons níveis de colágeno, é possível aliviar os sintomas da doença e proporcionar qualidade de vida, principalmente aos idosos, que são os mais afetados por essa condição.

3- Impedir perda óssea

colágeno

O tecido ósseo também tem uma porcentagem de colágeno em sua composição. Durante a nossa juventude, os níveis de colágeno naturais nos conferem força e resistência nos ossos. Mas essa característica é perdida conforme envelhecendo. Por conta disso é tão preocupante quando idosos sofrem alguma fratura: a recuperação é bem mais lenta. Outra preocupação dos baixos níveis de colágeno é o desenvolvimento da osteoporose.

4- Massa Muscular

colágeno

Entre 1% e 10% da composição de um músculo é colágeno. Para pessoas portadoras da sarcopenia, síndrome que resulta na perda progressiva da massa muscular, essa proteína tem sido um tratamento eficaz para aumentar a massa muscular. O colágeno também estimula a produção de creatina, substância que favorece o desenvolvimento das fibras musculares.

5- Coração

colágeno

Segundo estudo publicado na NCBI, os baixos níveis de colágeno podem resultar em vasos sanguíneos mais fracos e doenças cardíacas. A suplementação dessa proteína poderia, então, ser uma forma de evitar doenças como a hipertensão ou o AVC, que estão entre as doenças mais frequentes entre os brasileiros.

Se você sente que possui algum problema vinculado aos baixos níveis de colágeno, não deixe de procurar seu médico especialista. Do lado de cá, a Farmácia Rosário está sempre atenta em te dar as dicas corretas e oferecer os melhores preços nas lojas físicas e também no e-commerce. Conheça também os nossos serviços farmacêuticos na Rua XV de Novembro, 1179, Jardim Santa Mônica em São Carlos.

52360cookie-check5 benefícios do colágeno para sua saúde
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420