Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Banana é um alimento versátil, nutritivo e que as pessoas adoram


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Banana é tema de música, está presente em filmes e séries como alimento ou como enfeite em cenários, além de estar no cotidiano de consumo de muita gente. Tanto é que a fruta merece uma data dedicada a ela: 22 de setembro – Dia Mundial da Banana.

Com tamanha aceitação de pessoas de A a Z, a banana pode ser um hábito para alguns, uma delícia para outros e muito benéfica para quem consome e, é importante falar sobre o bem que a fruta pode proporcionar para a saúde.

Em resumo, a banana fornece energia para o corpo, reduz a pressão arterial, evita cãibras musculares e favorece o aumento da serotonina, que ajuda a combater a depressão e também melhora o humor.

A banana é uma fruta rica em carboidratos, fibras, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B e C. É um alimento altamente versátil porque pode ser consumido maduro ou verde, cru ou cozido, inteiro ou amassado e pode ser ingrediente de receitas doces e salgadas, sempre a gosto do consumidor.

Benefícios da banana

Para quem gosta de banana e tem problemas de intestino desregulado, a fruta ajuda no funcionamento do órgão exatamente porquê é rica em fibras e, por isso, alivia a prisão de ventre, sobretudo se forem consumidas mais maduras.

Em contrapartida, caso a pessoa tenha um quadro de diarreia, comer banana verde ajuda a reduzir a frequência das evacuações porque provoca o aumento da absorção de água e de eletrólitos pelo intestino, o que interrompe o processo de desidratação.

Outro ponto positivo do consumo da banana mais verde é com relação ao controle de peso, já que promove a diminuição do apetite por conta da concentração de fibras que favorece o aumento de tempo para a digestão de alimentos.

Agora, se a pessoa sofre com cãibras musculares, é recomendado o consumo de bananas por serem ricas em potássio e magnésio, minerais importantes para a recuperação dos músculos e melhora do rendimento físico.

No caso de redução da pressão arterial, a banana também é importante pelo fato desses minerais favorecerem o relaxamento dos vasos sanguíneos e, a consequente circulação do sangue. Sem contar que o potássio elimina também o excesso de sódio do organismo através da urina.

Múltiplas utilidades

Uma das grandes facilidades da banana é estar pronta para consumo. A pessoa descasca e come. Mas, além do consumo facilitado, há muitos outros efeitos que o consumo da banana pode trazer para a vida das pessoas por conta da composição da fruta.

O triptofano, por exemplo, é um aminoácido que a banana possui que compõe os hormônios que melhoram o bom humor e ajudam a relaxar. Além disso, o magnésio que ajuda a prevenir caibras também é bastante atuante na prevenção da depressão, por reduzir os níveis de ansiedade e aumentar o ânimo da pessoa.

Além de todos esses benefícios que a banana proporciona no consumidor da fruta, tem o fortalecimento do sistema imunológico por ser rica em vitamina C e vitamina B6. A primeira é um antioxidante poderoso e a outra auxilia em muito na formação de anticorpos e de células de defesa do organismo e, assim ajuda a pessoa a prevenir resfriados, gripes e infecções.

Vale ressaltar que a casca da banana também é um item bastante nutritivo e que existem muitas maneiras de aproveitar esses nutrientes em receitas que trazem benefícios, inclusive para a qualidade do sono e para a promoção do bem-estar e saúde, como é o caso do tão falado chá da casca da banana.

Que a banana é um alimento rico e que traz benefícios à saúde não há dúvidas, no entanto, o consumo moderado, hábitos de alimentação saudável e consultas médicas regulares, podem auxiliar para que os efeitos do consumo dessa fruta sejam, de fato, positivos.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

127380cookie-checkBanana é um alimento versátil, nutritivo e que as pessoas adoram
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420