Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
câncer

Combate ao câncer recebe cada vez mais aliados


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Muitas pessoas se assustam ao se depararem com o diagnóstico de câncer para si ou para alguém próximo. Mas, nos últimos anos, muitas mudanças ocorreram em relação a prevenção, evolução e tratamentos da doença e o Dia Nacional de Combate ao Câncer existe para lembrar as pessoas dessas diferenças.

Nesse sentido, um dos fatores fundamentais que muito contribui para comportamentos e resultados positivos diante do câncer é a detecção precoce da doença. Para tanto, a identificação dos primeiros sintomas e a busca por um especialista são as ações primordiais em direção ao diagnóstico precoce e a definição do tratamento.

Dessa forma, o conhecimento e o compartilhamento de informações são formas de desmistificar e compreender a doença, além de encontrar maneiras mais eficientes de enfrentar o câncer.

O que é câncer

câncer

Uma das chaves para a conquista do resultado positivo no tratamento contra o câncer é o diagnóstico precoce, mas, antes de iniciar o enfrentamento da doença, é preciso compreender o que ela é e as possíveis causas.

Em linhas gerais, o câncer está diretamente associado ao crescimento irregular de células, capazes de invadir tecidos próximos ou de diferentes partes do corpo.

Câncer é um termo usado para definir mais de 100 doenças distintas que têm em comum o crescimento incontrolável de células. Entre elas os cânceres de colo de útero, próstata, pulmão e fígado, além da leucemia.

O câncer ou tumores também são denominados neoplasias e têm classificação benigna ou maligna.

A neoplasia benigna, como o próprio nome revela, apresenta uma massa bem delimitada, semelhante àquelas que compõem o tecido original normal, sem ocorrência de multiplicação para tecidos próximos ou para outras partes do organismo. Exemplos desses tipos de neoplasias benignas são lipoma, adenoma e mioma.

Nos casos em que a neoplasia maligna é detectada, as características se estabelecem com uma massa de contornos imprecisos, formada por células diferentes daquelas originárias do tecido já existente. Outro aspecto que deve ser levado em consideração na malignidade é a rapidez com que as células se proliferam nos tecidos vizinhos, com alto potencial de metástase.

Causas e tratamentos de câncer

câncer

A ocorrência de câncer não tem uma causa única. Existem fatores desencadeadores externos e internos. A grande maioria dos cânceres está associada a fatores externos tais como questões ambientais e hábitos de vida.

Já as causas internas estão ligadas à fatores hereditários e condições do sistema imunológico da pessoa.

É importante destacar que os fatores genéticos são causas relevantes para o desenvolvimento de tipos específicos de câncer e, consequentemente, deixam as pessoas, portadoras dessas alterações, mais suscetíveis a elementos desencadeadores externos.

Exemplos desses fatores externos são cigarro, exposição excessiva ao sol sem proteção, bebidas alcóolicas, além do vírus HPV, no caso do câncer de colo de útero.

Com relação aos tratamentos de câncer, a depender do estágio da doença ao ser diagnosticada, podem ser recomendados a quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos e transplante de medula óssea.

Prevenção e Gengibre

câncer

No Brasil, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer – INCA, afora casos de tumores de pele sem melanoma, o câncer de próstata é a neoplasia com maior incidência entre os homens e o câncer de mama é a que detém maior número entre as mulheres. Já em escala mundial, o tipo de neoplasia com maior incidência e mortalidade é o câncer de pulmão.

A prevenção, portanto, pode ser fundamental para que os casos não se desenvolvam ou tenham diagnóstico precoce. Assim sendo, conta bastante uma alimentação saudável, a manutenção do peso corporal adequado, o não uso de cigarros e bebidas alcóolicas, a prática de atividade física, relações sexuais com preservativo e, segundo estudos científicos recentes, o consumo de chá de gengibre.

A raiz possui o gingerol, uma substância que, nos experimentos realizados, têm potencial tanto na prevenção quanto em conjunto com o tratamento quimioterápico como redutor dos efeitos colaterais.

O gengibre tem mostrado resultados na inibição do crescimento do tumor primário de mama e também de metástases provocadas pelo deslocamento de células para outras partes do corpo como pulmões, ossos e cérebro.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

102750cookie-checkCombate ao câncer recebe cada vez mais aliados
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420