Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Aumento de casos da COVID no Brasil pós-vacina volta a preocupar

COVID

Aumento de casos da COVID no Brasil pós-vacina volta a preocupar

Há cerca de 3 anos, alguns termos foram inseridos na vida das pessoas no mundo inteiro de maneira abrupta e irreversível. Alguns deles são coronavírus, COVID- 19, comorbidades, vacinas, variantes e subvariantes. A chegada da vacina e do reforço da imunização trouxeram de volta a sensação de vida normal.

No entanto, a pandemia de coronavírus é algo que trouxe uma nova realidade para a saúde pública mundial e a impressão de que a normalidade anterior foi recuperada está novamente em cheque por conta de uma nova subvariante do coronavírus e aumento de casos de COVID no país e no mundo.

Segundo especialistas, as subvariantes do coronavírus são mutações que podem ser consideradas descendentes da ômicron. A mudança fundamental entre elas se refere, sobretudo, ao potencial que cada uma tem de transmissibilidade.

Proteção das vacinas

COVID

No Brasil, cerca de 80% da população recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e a pessoa que não tem o ciclo completo de vacinação está, seguramente, mais exposta a ser infectada pelo coronavírus e desenvolver a COVID – 19 de forma mais grave.

As pessoas vacinadas contra a doença do coronavírus têm proteção contra a nova subvariante ômicron, porém o nível de eficácia é menor seja da Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac.

Isso porque, a vacina foi desenvolvida a partir de variantes anteriores à descoberta recente, portanto, a mutação estabelecida pela nova variante traz em si riscos diferentes dos que foram combatidos totalmente com a fórmula atual do imunizante.

Por isso, as doses de reforço da vacina contra a COVID-19 são extremamente relevantes porque trazem novos incrementos ao imunizante com poder de combater as variantes em circulação.

Sintomas

COVID

Atualmente, os sintomas da COVID-19 são considerados, por especialistas, similares aos sentidos por pessoas com gripes e resfriados comuns.

Então, o paciente infectado pelo coronavírus apresenta coriza, dor de garganta, tosse, dores de cabeça no corpo, além do cansaço e febre.

Essas manifestações podem aparecer isoladas ou em grupo. A gravidade da doença é determinante pela quantidade e intensidade dos sintomas.

A recomendação das autoridades médicas, portanto, é que as pessoas que manifestarem qualquer sintoma de síndrome gripal façam o teste de COVID -19 porque, dessa forma, terão condições de tomar cuidados como isolamento, em caso de serem positivados.

O diagnóstico correto da doença do coronavírus permite mais chances de tratar a COVID e inibe o desenvolvimento de quadros clínicos mais graves.

Voltar ou não a usar máscaras

COVID

Em alguns casos, infectologistas indicam que a volta do uso de máscaras pela população passa por uma avaliação individual a partir da constatação das condições de saúde da pessoa.

No entanto, existem alguns segmentos que devem retomar o uso e máscaras de forma preventiva e evitar aglomerações. São eles: idosos acima de 75 anos, pessoas com histórico de transplantes de órgãos recentes, além de pacientes diagnosticados por lúpus e imunossuprimidos.

Vale salientar que o uso de máscaras para pessoas em boas condições de saúde deve ser adotado em ambientes fechados, com aglomeração e sem circulação de ar. Caso sejam diagnosticadas com COVID – 19, essas pessoas devem utilizar máscaras todas as vezes que saírem de casa e quando em contato com outros cidadãos.

Nova onda

COVID

Segundo especialistas, ainda não está confirmado que o Brasil está vivendo uma nova onda de coronavírus, mas se assim ocorrer, será a terceira onda da doença que já matou quase 700 mil brasileiros.

A expectativa das autoridades de saúde é que, caso o Brasil enfrente uma nova fase da pandemia de coronavírus, a população sofra menos impacto com a doença.

No entanto, é preciso manter sinais de alerta com relação a medidas preventivas de higiene como lavar as mãos constantemente com água e sabão e usar máscaras sempre que for necessário.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420