Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
Pandemia

Quebra de paradigmas da pandemia testa a saúde mental das pessoas


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

2020 foi o ano que mudou o modo de vida do planeta Terra. A pandemia de coronavírus fez com que as pessoas alterassem radicalmente a realidade do trabalho com o home office, que ficassem em isolamento social, que convivessem com o medo do coronavírus contaminar a  si próprio ou alguém querido e com a dor da perda. Por isso, lidar com as muitas mudanças provocadas pela pandemia fez com que a saúde mental de muitos ficasse em xeque.

Na história de muitas pessoas, a partir da pandemia de COVID-19, a vida se divide em antes e depois do coronavírus e, uma das sequelas deixadas por essa realidade foi um aumento de casos de depressão, ansiedade, estresse e, também de Síndrome de Burnout.

O aumento de transtornos mentais e do trauma psicológico provocados podem ser diretamente causados pela infecção por COVID-19 ou por efeitos da pandemia na saúde mental.

Saúde mental

Pandemia

O equilíbrio mental diante de situações extremas como as impostas pela pandemia não foi tarefa fácil, exatamente porque os indivíduos têm reações distintas quando impactadas por um fato novo.

A formação da pessoa juntamente com a história de vida, características pessoais e do ambiente em que vive podem representar algo positivo ou negativo a depender de cada caso.

Existem grupos em que o impacto da pandemia pode ter causado mais crises como em pessoas idosas ou com doenças crônicas, profissionais da saúde da linha de frente e aqueles com transtornos mentais prévios. No entanto, os efeitos da pandemia na saúde mental das pessoas não ficam restritos apenas há alguns grupos.

As causas do aumento de casos de transtornos psicológicos podem ser por ação direta do coronavírus no sistema nervoso central em pessoas que tiveram COVID-19, mas também pelas experiências traumáticas relacionadas à infecção e morte de pessoas próximas, pela mudança de rotina decorrente do distanciamento social, pelas consequências econômicas como perda do emprego, por trabalho em home office, pelo impacto nas relações afetivas por conta da alteração na dinâmica familiar entre outras questões.

Impactos na saúde mental

Pandemia

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de 53% dos brasileiros entrevistados declararam ter identificado uma piora na saúde mental e emocional desde o início da pandemia.

Estudos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ também revelam que na pandemia houve um aumento dos casos de depressão em torno de 90% e o número de pessoas que relataram sintomas de crises de ansiedade e estresse também dobrou nos meses iniciais da COVID-19 no Brasil.

Vale ressaltar que a saúde mental dos brasileiros já apresentava sinais de aumento antes da pandemia, porém com o impacto do coronavírus na vida das pessoas os números explodiram.

A rotina doméstica se entrelaçou com o trabalho home office e os limites de tempo, espaço e condições foram misturados em uma dinâmica que extrapolou o período dedicado a cada atividade. No caso profissional, muitas pessoas sentiram na pele o excesso de trabalho e de horas trabalhadas gerando gatilhos também da Síndrome de Burnout.

Outro fator delicado que a pandemia trouxe á mostra foi referente aos impactos nas relações familiares. Há pessoas que narram que isso foi positivo, em contrapartida, houve aumento de casos de violência doméstica contra mulheres entre outros efeitos nocivos à convivência em família, o que pode ter provocado depressão, estresse e crises de ansiedade.

Durante a pandemia, as desigualdades sociais foram outro motivo que gerou impacto na vida das pessoas. Dilemas como ficar em casa quando as pessoas não tinham espaço suficiente para manter o distanciamento social, além da desaceleração econômica que fez com que muitos perdessem o emprego foram questões que afetaram a saúde mental de muita gente.

A sociedade brasileira e mundial viveu uma quebra de paradigma com pandemia e os efeitos reverberaram inegavelmente na vida das pessoas. No entanto, as individualidades e condições de cada um podem ter sido agravantes ou atenuantes de uma realidade que deve ser sempre lembrada por testar os limites de todos, indistintamente.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

App Rosario

89330cookie-checkQuebra de paradigmas da pandemia testa a saúde mental das pessoas
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420