Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Conheça cinco dicas para prevenir a LER – Lesão por Esforços Repetitivos

LER

Conheça cinco dicas para prevenir a LER – Lesão por Esforços Repetitivos

Aquela dor nos pulsos ou dedos persistente ou o incomodo constante nos ombros pode indicar uma Lesão por Esforços Repetitivos, conhecida por LER.

A LER não é considerada uma doença. Essa síndrome é composta por um grupo de doenças que provoca dor e inflamação nos membros superiores e nos dedos, o que ocasiona dificuldade para realizar movimentos, formigamento e fadiga muscular.

O grupo de doenças que, juntas ou separadas, constitui quadros definidos por LER são: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, mialgias entre outras. Elas promovem uma sobrecarga no sistema musculoesquelético, afetando músculos, nervos e tendões dos membros superiores. Porém, há casos em que a lesão pode acometer membros inferiores quando submetidos a atividades realizadas de maneira repetitiva.

A LER, também é chamada de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) e LTC (Lesão por Trauma Cumulativo), atinge mais mulheres e as causas são associados a mecanismos de agressão como esforços repetitivos de forma contínua ou que exijam muita força, postura inadequada e estresse.

Distúrbio ocupacional

LER

As lesões por esforços repetitivos são mais identificadas como um distúrbio ligado a funções ocupacionais como profissionais em linhas de montagem; aqueles que trabalham com equipamentos como britadeiras; os que desenvolvem atividades em frente ao computador ou fazem trabalhos manuais como tricô e crochê, músicos e esportistas.

A LER basicamente é diagnosticada por meio de exames clínicos. Essa avaliação de um profissional da saúde deve determinar a causa dos sintomas e, assim definir o tratamento correto.

Tratamento 

LER

Os sintomas da LER, apesar de serem relacionados com uma atividade executada pelos membros superiores, podem ter efeitos no corpo todo. Por isso, ações como de uma pessoa que fica por dez horas seguidas, em frente ao computador ou tocando um instrumento.

Mesmo que a pessoa não manifeste sintomas é necessário dosar esses períodos com intervalos para alongar o corpo e descansar.

No entanto, nos casos em que as dores agudas são instaladas a recomendação é o uso de anti-inflamatórios e repouso da parte afetada pela síndrome.

Já nos quadros em que a LER atinge níveis elevados de comprometimento dos membros, a indicação médica é para a aplicação de corticoides na região da lesão ou uso de medicamentos via oral com essa substância, além de fisioterapia e, em alguns casos, intervenção cirúrgica.

Dicas para prevenção e tratamento

LER

As pessoas que desenvolvem LER têm na ergonomia uma aliada bastante útil para preservar o equilíbrio entre o ser humano, a máquina, o ambiente e as condições de trabalho. Afinal, a eficiência e o bem-estar da pessoa refletem na vida presente e futura.

Assim, existem algumas recomendações que devem ser adotadas durante o tratamento ou como prevenção a LER. São elas:

  • Manter as costas eretas, apoiadas num encosto confortável e ombros relaxados, durante o período que o trabalhador se mantiver sentado no trabalho;
  • A cada uma hora, é indicado levantar, fazer alongamentos e andar um pouco;
  • Cadeiras, bancos e afins devem ser adequados para o tipo de atividade que o trabalhador realiza;
  • Considerar a LER como um distúrbio que pode acometer qualquer pessoa, não só aquelas que trabalham em determinadas funções. Se a pessoa passar muitas horas em frente ao computador no período de lazer pode desenvolver LER;
  • A LER pode comprometer qualquer região do corpo desde que os mecanismos de agressão se tornem presentes. Porém, é mais comum nos membros superiores e dedos.

Com essas dicas, a Farmácia Rosário quer mostrar o quanto ações um tanto negligenciadas podem causar problemas bem maiores no cotidiano das pessoas. Além disso, reforça o convite para que acesse o site da Farmácia Rosário, caso precise de anti-inflamatórios ou outros medicamentos para manter a saúde e o bem-estar.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Cashback Rosário

 

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420