Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Cuide dos ossos e previna doenças

ossos

Cuide dos ossos e previna doenças

Sem o esqueleto, o corpo humano não teria a estrutura composta por ossos que, além de dar o suporte, protege os órgãos e é fundamental para a locomoção.

Mas, os ossos não estão isentos de sofrerem os efeitos de fatores genéticos, carências nutricionais, alguns medicamentos e maus hábitos de vida que podem tornar o sistema ósseo mais vulnerável a danos que podem desenvolver doenças.

Então, a seguir, a Farmácia Rosário vai detalhar algumas dessas doenças, quais os sintomas, como preveni-las ou trata-las.

1. Osteoporose

ossos

Os ossos, por serem caracterizados por uma estrutura “dura”, às vezes, são considerados menos suscetíveis ao desenvolvimento de doenças, sobretudo aquelas que tornam o sistema óssea mais frágil. Mas, isso não é verdade e uma doença que deixa claro que os ossos podem estar fragilizados é a osteoporose.

Por conta de uma alteração na condição metabólica do corpo, a osteoporose pode se manifestar a partir de uma perda acentuada de massa óssea em quantidade igual ou superior a 30%, o que deixa os ossos mais porosos e propensos a fraturas.

Segundo a Fundação Internacional da Osteoporose, cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de osteoporose e a principal razão para essa perda refere-se a deficiências dos ossos em fixar e absorver o cálcio e outros minerais consumidos nas refeições.

Normalmente, essas deficiências acometem homens e mulheres com mais de 50 anos de idade, mas no sexo feminino podem ocorrer mais casos, devido a menopausa, que gera alterações hormonais comuns nesse período que acentuam a perda óssea.

Como a osteoporose não apresenta sintomas até que ocorra a primeira fratura que evidencia um quadro mais avançado da doença, o que pode ser feito é usar medicamentos que possam controlar esse avanço, além de mudar hábitos, já que os casos são irreversíveis.

O mais recomendável quando se trata de osteoporose é a prevenção. Para tanto, a prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada, rica em cálcio e vitamina D, são essenciais para o processo preventivo.

O cálcio está presente em alimentos como o leite e seus derivados, porém nos casos de intolerância a lactose, pode-se consumir vegetais verdes escuros, como brócolis, espinafre e couve, ou usar suplementos alimentares com orientação médica.

Para a vitamina D um banho de sol por 10 minutos diários é fonte natural confiável para manter uma maior produção dessa vitamina pelo corpo.

2. Artrite

ossos

Diferentemente da osteoporose, que não manifesta sintomas, a artrite promove dor, vermelhidão e inchaço nas articulações e, em casos mais graves, dificuldades ou perda dos movimentos.

A artrite é um processo inflamatório nas cartilagens que protegem e separam os ossos uns dos outros. É considerada uma espécie de reumatismo que costuma acometer pés, joelhos, tornozelos, dedos, punhos e mãos.

Essa doença está bastante associada ao envelhecimento e, segundo estudos, são mais de 100 tipos de artrites diferentes, com maior prevalência em mulheres a partir dos 50 anos.

A artrite tem tratamento e o especialista a ser consultado é o reumatologista. No entanto, a prevenção é algo a ser considerado na artrite, principalmente porque tem um forte componente genético envolvido.

Dessa forma, a dieta balanceada e a atividade física são as ações preventivas sempre e, no caso da artrite, o consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias como alho, gengibre, peixes, uva, nozes, espinafre e azeite podem ser muito úteis.

Outro fator preventivo é o controle do peso, pois está bastante associado à prevenção da artrite, sendo que a doença é mais frequente em pessoas obesas.

3. Artrose

ossos

O atrito nas articulações e cartilagens é o que define a artrose, processo de desgaste das estruturas ósseas que resulta em deformações.

A artrose está associada a sobrecarga das articulações e costuma afetar ossos do quadril, coluna e joelhos. É uma condição relacionada ao envelhecimento e, acomete grande parte da população mundial acima dos 45 anos.

O sintoma principal da doença é a dor mecânica, ou seja, quando o paciente movimenta a articulação com artrose. Além disso, outros sinais da artrose são limitações no movimento e inchaço das articulações afetadas.

Assim como, a osteoporose e a artrite, a prevenção da artrose requer manter uma rotina de exercícios e uma dieta saudável, uma vez que a obesidade é um dos principais fatores de risco.

Outras medidas preventivas eficazes são fazer alongamentos e não exagerar em exercícios com muito peso.

A Farmácia Rosário quer que tenha uma vida saudável, assim tem ofertas exclusivas de suplementos alimentares para você aproveitar os descontos e o cashbach. Acesse o link abaixo.

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420