Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Conheça quatro problemas gerados pela diabetes

diabetes

Conheça quatro problemas gerados pela diabetes

A diabetes é muito conhecida, mas muitos não consideram a doença como um perigo à saúde. Muito dessa impressão pode estar associada à falta de informações sobre o que a diabetes causa ao corpo, caso não seja tratada.

Por isso, é preciso sempre ressaltar o que é a diabetes e quais problemas decorre da doença não tratada.

Em linhas gerais, a diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla ocasionada pela falta ou incapacidade da insulina no organismo exercer a sua função de controlar a quantidade de glicose no sangue após as refeições.

Caso a glicose não seja absorvida adequadamente pelo organismo, os níveis elevados na corrente sanguínea podem ser altamente tóxicos.

Dessa forma é de grande importância reforçar os efeitos da diabetes no corpo porque, mesmo que seja uma doença silenciosa, ela emite sinais que podem salvar vidas quando identificados.

Por isso, a Farmácia Rosário quer dividir com as pessoas quais doenças podem ser consequência da diabetes para que, informados, fiquem atentos aos sinais.

Efeitos da diabetes

diabetes

São duas as situações que podem indicar futuras complicações provocadas pela diabetes. A primeira é quando a pessoa não tem controle dos níveis de açúcar no sangue e outra situação é quando o tratamento não é feito da maneira correta.

Como consequência, os altos níveis de glicose no sangue de modo prolongado podem estimular lesões em todo o corpo como, por exemplo, nos olhos, rins, vasos sanguíneos, coração e nervos.

A seguir algumas das principais doenças decorrentes da diabetes não tratada.

1. Pé Diabético

diabetes

Infelizmente, o pé diabético é uma das complicações mais comuns nos casos de diabetes não tratadas. Os sintomas principais são o aparecimento de feridas na pele que não doem, mas demoram a cicatrizar, além da falta de sensibilidade nos pés.

Isso porque, a diabetes não tratada, afeta os vasos sanguíneos e nervos e, em casos mais graves, pode ser indicada a amputação de membro por causa da circulação comprometida.

Mas, existem outros sintomas que devem ser considerados na identificação do pé diabético, tais como: dor ou formigamento constante, inchaço, mau cheiro, pele mais grossa, inflamação nas feridas e alterações da temperatura da pele dos pés.

2. Lesões nos rins

diabetes

Os rins são responsáveis pela filtragem do sangue e, quando existem lesões no órgão pela diabetes é instalada a nefropatia diabética, que é definida pela alteração dos vasos sanguíneos que provocam dificuldades para filtrar o sangue.

O agravamento dessas lesões pode causar quadros de insuficiência renal e indicação para a realização de hemodiálise, em que a função do rim é realizada por uma máquina que faz a filtragem do sangue.

A nefropatia pode ser identificada pela presença de albumina na urina. A albumina é uma proteína naturalmente produzida pelo fígado humano e, a sua função é manter os níveis de líquido nos vasos sanguíneos constantemente. Quando aparece na urina é sinal que a filtragem realizada pelos rins está comprometida.

3. Problemas nos olhos

diabetes

Cataratas, glaucoma, edema macular, retinopatia diabética são problemas de visão que também podem estar associados à quantidade excessiva de açúcar na circulação do sangue.

Caso a pessoa sinta a visão turva ou desfocada deve ir ao oftalmologista para diagnosticar qual problema acomete os olhos.

Uma das mais sérias lesões que, inclusive, pode causar cegueira permanente, é a retinopatia diabética. Nela, os vasos sanguíneos da retina dos olhos são lesionados e quanto mais tempo permanecerem com as lesões, mais probabilidade de causar danos irreversíveis a visão.

4. Problemas no coração

diabetes

Por promover o aumento dos níveis de açúcar no sangue, a diabetes deixa o corpo mais vulnerável a infecções.

Isso porque, favorece a proliferação de microorganismos em circulação no corpo. Dessa forma, o coração também fica comprometido, com mais possibilidade da pessoa ter um infarto, aumento da pressão arterial ou um Acidente Vascular Cerebral – AVC.

Além disso, o risco também aumenta para a doença vascular periférica, em que as artérias das pernas e dos pés sofrem obstrução ou oclusão. Com isso, as artérias ficam mais estreitas e endurecidas favorecendo a má circulação.

Vale a pena lembrar que as complicações da diabetes podem ser facilmente evitadas através do uso de medicamentos ou insulina indicados pelo médico endocrinologista. Somado a eles, o controle da glicemia, prática de atividade física regularmente e uma alimentação saudável são ótimas ações para combater a diabetes.

Depois de detalhar alguns dos efeitos negativos da diabetes no corpo humano, a Farmácia Rosário tem ofertas exclusivas para você de produtos que podem ajudar no controle da doença. Basta clicar no banner abaixo e aproveitar os descontos e o dinheiro de volta no cashback.

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420