Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
calvície feminina

Calvície feminina: quatro dicas para reduzir as perdas capilares

Dicas para reduzir calvície feminina


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Mais comum em homens do que em mulheres, a calvície em ambos os sexos pode ser um problema. Mas, quando o assunto é calvície feminina pode ser algo mais complexo, pois cabelo tem outro sentido no mundo feminino e está bastante atrelado à beleza.

A calvície pode ser provocada por uma predisposição congênita conhecida como alopecia androgenética. Segundo especialistas cerca de 50% dos homens e 40% das mulheres têm a alopecia.

A incidência maior nos homens tem a ver com a testosterona, hormônio masculino que, quando convertido em um derivado chamado DHT (dihidrotestosterona), atua no bulbo capilar e acaba por afinar os fios.

Com o afinamento, os fios ficam mais fracos e acabam por desaparecer. Como as mulheres produzem testosterona, mas em quantidade menor, casos de calvície feminina são menos detectados, no entanto pode ser mais incomodo para a mulher.

Normalmente, a calvície gera sinais na fase adulta, acima dos 40 anos em ambos os sexos, porém em mulheres pode aparecer na adolescência decorrente de algum desequilíbrio hormonal, ou ainda, quando são diagnosticadas com síndrome do ovário policístico (SOP), em que os índices de testosterona ficam maiores no organismo.

No tratamento é necessário o uso de estimuladores do crescimento na forma de loção ou em comprimidos e bloqueadores hormonais, usados por via oral. O tratamento é contínuo e, também pode agregar infusões de medicamentos direto no couro cabeludo através de microagulhas e, em alguns casos, transplante capilar.

Mas, a calvície feminina também pode ter outros dois tipos de causas: o eflúvio telógeno agudo e a alopecia senil.

calvície feminina

Eflúvio Telógeno

A calvície causada por eflúvio telógeno é reversível e tem duração de 2 a 4 meses. Ela é consequência de estados físicos como febres, inflamações, reações a medicamentos, doenças sistêmicas, dermatite no couro cabeludo e, principalmente estresse.

O eflúvio telógeno é identificado por queda de 50 a 100 fios de cabelos por dia e ocorre porque os folículos pilosos, que são os bulbos capilares onde crescem os fios, entram em uma fase de repouso.

Para esse tipo de queda provocada pelo eflúvio telógeno não é necessário nenhum tratamento especifico. O cabelo, geralmente, depois de um tempo volta a crescer.

calvície feminina

 Alopecia Senil

O motivo da alopecia senil aparecer em homens e mulheres é a idade. Essa perda de cabelos pode ocorrer, segundo especialistas, a partir dos 50 anos.

A alopecia senil define-se como um afinamento difuso dos fios que pode ou não provocar queda de cabelos. Os fios tornam-se esparsos, ressecados e assume características diferentes daquelas que tinham antes.

Esse processo acontece até mesmo em pessoas sem histórico familiar de calvície genética. O tratamento indicado é uso de estimuladores de crescimento e, em alguns casos, a reposição de vitaminas.

calvície feminina

Proteção

A calvície em mulheres pode ter efeitos negativos na autoestima e, por isso, o diagnóstico precoce pode inibir a evolução da calvície para estágios mais avançados.

Antes de decidir o tratamento a que deve ser submetida, a mulher deve fazer exames para determinar se é uma queda de cabelo temporária ou calvície.

O diagnóstico é definido a partir dos históricos da paciente e familiar, exame físico, exame de sangue, tricoscopia e, algumas vezes, pode ser necessária até uma biópsia.

Além de um apego estético, a perda de cabelo por representar riscos à saúde, já que os cabelos têm funções importantes no organismo, tais como proteger o couro cabeludo, o cérebro e as meninges da radiação ultravioleta, do frio, do calor e da poluição.

Dicas para reduzir a calvície

Com a calvície feminina diagnosticada, além de medicamentos e loções, a mulher pode adotar medidas no seu dia-a-dia que contribuam para evitar a queda de cabelo.

calvície feminina

1. Alimentação balanceada e saudável

Uma alimentação balanceada é uma das chaves para ter uma vida saudável e, quando o assunto é queda de cabelos não podia ser diferente. Para tanto, a inclusão de alguns alimentos nas refeições pode ajudar na redução do problema. São eles: peixe, ovo, cenoura, folhas verdes escuras, frutas vermelhas e cítricas, nozes e sementes, arroz com feijão, soja, leite, vinagre de maçã e alecrim.

calvície feminina

2. Dormir bem

É inegável o bem que faz ao corpo e à mente uma noite de sono tranquila para a reposição das energias para o dia seguinte.  No caso da calvície, essa prática também é extremamente importante.

Por isso, o estresse e a falta de sono ocasionam uma queda considerável na produção de melatonina. Esse hormônio, além de controlar a qualidade do sono, participa de diversos processos fisiológicos, como o efeito antioxidante e proteção contra o estresse.

calvície feminina

3. Cuidado ao pentear os cabelos

Pentear os cabelos requer cuidados e, quando a mulher tem calvície esses cuidados devem ser redobrados. Portanto, evite usar rabos de cavalo e coques porque esses penteados forçam uma tração excessiva nos fios já debilitados.

calvície feminina

4. Lavar os cabelos

Lavar os cabelos é fundamental para a higiene e bem-estar, então o indicado é não lavar com água muito quente. Os cabelos devem lavados diariamente ou em dias alternados, já que o acúmulo de oleosidade e sujidade atrapalham o crescimento. No mais, não é prudente dormir com os cabelos úmidos.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

63641cookie-checkCalvície feminina: quatro dicas para reduzir as perdas capilares
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420