Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça com mais sintomas

enxaqueca

Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça com mais sintomas

Sentir uma dor de cabeça lancinante e muita sensibilidade à luz somados a outros agravantes podem ser sinais de que a pessoa está sofrendo com enxaqueca.

Também chamada de hemialgia, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores latejantes acompanhadas de náuseas, vômitos e intolerância a luzes, sons e até mesmo cheiros fortes.

As dores da enxaqueca costumam ser localizadas. Ou ocorrem apenas em um lado da cabeça, de ambos os lados ou em uma região determinada da cabeça do paciente.

As crises de enxaqueca têm várias causas possíveis. Segundo especialistas, podem ter origem em questões hormonais durante o período pré-menstrual, no caso das mulheres, e por insônia e tabagismo.

No entanto, existem indícios que outros fatores podem ser considerados gatilhos para iniciar uma crise de enxaqueca, como por exemplo, estresse e nervosismo, perfumes e odores muito fortes, jejum prolongado e alimentação incorreta.

Diferença entre enxaqueca e dor de cabeça

enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça e a diferença está no fato que além das dores que podem ser de leves a fortes, as crises desencadeiam muitos outros sintomas tais como o paciente sentir mais dor quando se movimenta, ficar irritado e ter muito enjoo.

Nem todas as crises de enxaqueca podem desencadear os sintomas. Normalmente, o paciente costuma sentir dois ou três deles durante uma crise e com o devido tratamento consegue controlar e melhorar.

Já nos casos em que o paciente desenvolve enxaqueca crônica, o quadro pode tornar a pessoa incapaz de realizar pequenas tarefas do dia a dia.

A enxaqueca com aura

enxaqueca

A dor lancinante da enxaqueca e todos os incômodos que podem ser disparados ganha componentes a mais, no caso da enxaqueca com aura. Isso porque, além dos sintomas descritos acima, a enxaqueca com aura conta também com a inclusão de alterações no campo visual como visualização de pontos luminosos ou escuros, linhas em zigue-zague ou embaçamento completa da visão.

Na verdade, essas alterações da visão são sinais de alerta que antecedem o inicio das crises de enxaqueca e tem duração  de minutos até uma hora inteira.

Além das mudanças na visão, a enxaqueca com aura também pode provocar formigamento e dormência no corpo, sobretudo na língua, mãos e pés; ruídos e zumbidos nos ouvidos; transpiração excessiva; dificuldade para falar, perda de equilíbrio; e alucinações.

Tratamento e prevenção

enxaqueca

Quando a enxaqueca está instalada é preciso saber qual é a intensidade sentida pelo paciente para, a partir daí, encontrar o tratamento indicado para aquela determinada pessoa.

Além da intensidade da dor é necessário avaliar a frequência das crises de enxaqueca. Há pacientes que conseguem controlar as dores com a ingestão do medicamento correto, mas há casos que exigem que a pessoa mude o estilo de vida, entre os quais o tipo de alimentação.

Já os casos de pacientes com enxaqueca crônica há possibilidade de melhorar as crises com aplicações de botox na testa e nos lados da cabeça e também sessões de acupuntura.

Para prevenir a enxaqueca, a principal recomendação é a adoção de hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada, horários regulares para as refeições, além da prática de exercícios físicos.

Outro fator que pode ajudar na prevenção de crises de enxaqueca é o sono. Portanto o paciente deve dormir bem e para isso é necessário que tenha de sete a nove horas dedicadas ao descanso completo.

Por fim, é fundamental que a pessoa que sofra com enxaqueca aprenda a administrar o estresse e a ansiedade do dia a dia para que isso auxilie no controle das crises.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420