Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
insolação

Carnaval de rua exige medidas contra insolação


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

O carnaval está aí e, em muitos lugares, os foliões enchem as ruas tanto de dia quanto de noite. Com a luz do sol existem cuidados específicos com saúde, além da hidratação, de usar filtro solar, é preciso a prevenção da insolação.

A insolação é provocada pela exposição ao sol e ao calor intensos que causa uma alta na temperatura corporal que ultrapassa os 40 graus Celsius. Com isso, o mecanismo da transpiração deixa de funcionar e o corpo não consegue resfriar.

Quando há aumento rápido da temperatura corpórea, a pessoa perde muita água, sais e nutrientes importantes para o equilíbrio do corpo, o que prejudica a saúde e causa mal-estar.

Vale ressaltar que casos de insolação estão diretamente associadas ao clima quente e seco, no entanto pode ocorrer em ambientes úmidos e as pessoas que sofrem com essa condição correm risco de morte.

Por isso, a qualquer sinal de insolação é preciso procurar atendimento médico para evitar complicações com danos no cérebro, coração, rins e músculos e, principalmente o óbito.

Sintomas

insolação

Reconhecer os sintomas da insolação são vitais para a pessoa exatamente porque a identificação dos sinais pode prevenir sérios problemas. Portanto, se após a pessoa ficar longos períodos exposta ao sol e ao calor surgirem dores de cabeça, tontura, náuseas, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental podem ser alertas de insolação.

Há outros sintomas mais graves como respiração rápida e difícil, palidez, possíveis desmaios, convulsão, extremidades arroxeadas, fraqueza muscular, coma que podem levar à morte.

Então, em dias de folia a céu aberto é preciso ficar atento aos cuidados necessários para que os resultados não sejam prejudiciais à saúde. Mas é preciso que se diga que existem outras situações em que a insolação é um perigo iminente.

Um deles é passar muito tempo exposto ao sol sem protetor solar na praia, no clube ou na piscina. Outra situação é praticar atividades demandantes sob o sol que podem causar esgotamento e enfraquecimento físico. Usar roupas em excesso em temperaturas altas e ficar muito tempo sem se hidratar também são causas possíveis da insolação.

Fatores de risco para insolação

insolação

Qualquer pessoa pode ser vítima da insolação se não tomar os devidos cuidados, mas existem alguns fatores de risco para além das medidas de prevenção simples.

Há fatores de risco que podem aumentar os riscos de insolação. É o caso de crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas como câncer, diabetes, hipertensão ou que estejam com imunidade baixa como transplantados e portadores de HIV/Aids que devem ter cuidado redobrado para evitar a insolação porque os efeitos colaterais podem ser maiores nesse público

Prevenção da insolação

insolação

Dado a gravidade que pode assumir quadros de insolação, a prevenção é possível com medidas bem simples como não ficar sob o sol entre as 10 e 16 horas.

Mas existem outras dicas que afastam o risco da insolação, tais como: usar roupas leves, de cores claras e que fiquem muito apertadas ao corpo; não deixar de lado o filtro solar no rosto e no corpo; beber bastante líquidos como água e sucos de frutas naturais; ao fazer atividades físicas no verão, a pessoa deve manter a hidratação antes, durante e depois; ficar à sombra também é bastante indicado; a pessoa deve evitar também permanecer dentro do carro em dias de muito sol assim como deve ter uma alimentação leve com consumo de frutas e verduras.

Tanto nos dias de folia quanto depois deles, a recomendação para os dias de sol e calor é adotar cuidados que mantenham o brilho do verão e a saúde e bem-estar das pessoas.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

 

110560cookie-checkCarnaval de rua exige medidas contra insolação
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Beatriz

Matéria muito informativa, dicas bem importantes.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420