Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
Desfralde

Processo do desfralde de bebês exige paciência e participação dos pais


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

O processo de contato com o bebê com mundo é gradual e exige muita compreensão e participação dos pais. O desfralde, por exemplo, é uma etapa que pede paciência e dedicação do entorno porque a criança, aos poucos deve entender que as excreções devem ser dispensadas e não são uma extensão do bebê.

Isso porque, psicólogos e pediatras revelam que o bebê, ao nascer, não identifica a diferença entre o peito da mãe e ele. Para a criança o seio da mãe e ele são um único ser. Com o passar dos meses, a percepção de que a mãe e o pequeno são seres diferentes passa a ser identificada e, então ocorre o processo de separação psicológico.

A relação com os dejetos tem um processo semelhante. Durante um tempo, a criança acredita que as fezes e urina são parte dele e, por isso, o simples fato de jogar as excreções na privada pode ser algo bem complicado.

Mas, as etapas do desenvolvimento e o aprendizado infantis vão evoluindo, de forma que a percepção da criança em relação a algumas ações mude com o passar dos meses.

Com relação aos dejetos, o processo de separação da criança também exige que os pais respeitem as etapas. Especialistas afirmam que, fisiologicamente, a partir de 1 ano e 2 meses a 2 anos, a criança já desenvolveu os esfíncteres, que são as estruturas responsáveis pela expulsão das fezes e da urina no momento que ela desejar. No entanto, o desfralde tem outro tempo.

O processo do desfralde

Desfralde

Deixar de usar fralda pode começar a ser possível quando a criança manifestar incomodo com a sujeira no acessório, mostrar um certo nojo das próprias fezes e urina e avisar que está fazendo xixi e cocô. Esses são comportamentos que podem indicar que o tempo da fralda está no fim. Que a criança está se desprendendo dos dejetos.

Apesar de nenhuma comprovação cientifica, o desfralde ocorre com maior rapidez entre as meninas. Um dos fatores que pode justificar esse comportamento é o fato das meninas amadurecerem mais rápido do que os meninos. Tanto que casos de xixi na cama no período da noite são mais frequentes entre eles do que entre elas.

Diálogos sobre desfralde

Desfralde

A participação dos pais no desfralde passa também pelo diálogo sobre o uso do banheiro, porém no devido tempo. Quando a criança demonstrar maturidade para iniciar o processo de desfralde é fundamental que os pais conversem com ela. Que digam que ela cresceu e expliquem que a fralda é um acessório para crianças muito pequenas. Os pais podem explicar também que o banheiro é o lugar em que pessoas maiores como ele, fazem xixi e cocô.

Especialistas ressaltam que o diálogo deve conter sempre teor positivo. Nunca comentários que a criança se sinta humilhada ou incapaz.

Desfralde de dia e à noite

Desfralde

No processo de retirar a fralda da criança existem diferenças entre o processo diurno e noturno. Isso porque, o desfralde diurno, pelo fato do bebê estar acordado, ocorre mais rapidamente, enquanto que o noturno pelo bebê estar dormindo, essa condição exige mais preparação neurológico e condicionamento.

O desfralde durante o dia conta com um importante aliado que é escola e a companhia das demais crianças que já deixaram de usar fralda, exatamente porque pode promover um certo constrangimento na criança em seguir com o uso do recurso.

Normalmente, leva de um a dois meses, em média, para que as crianças deixem de usar fralda durante o dia. No entanto, o período é mais longo quando o desfralde é de noite, de seis meses a um ano.

A recomendação de especialistas é para que os pais comecem o desfralde pelo período diurno e, paulatinamente avance para tirar a fralda durante à noite.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

106500cookie-checkProcesso do desfralde de bebês exige paciência e participação dos pais
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420