Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
TOD

Educar crianças ganha mais um desafio com o TOD – Transtorno Opositivo Desafiador


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Pais que têm filhos que apresentam reações  agressivas recorrentes como desobediência, raiva e falta de controle, ao receberem um não como resposta, podem estar com sintomas do Transtorno Opositivo Desafiador – TOD.

Esse transtorno ainda é considerado recente na psiquiatria e costuma se manifestar na infância. Não existe uma causa específica para o TOD, no entanto é provável que seja influenciado por fatores como falta de atenção dos pais e crescimento da criança em um ambiente com comportamentos agressivos, abusivos ou negligentes.

O fato da criança reagir agressivamente, com frequência, a situações que causem a ela proibições, constrangimentos ou limitações é o diferencial desse transtorno para reações como a birra muito comum nos pequenos. Isso porque, o comportamento opositivo temporário pode ser uma característica normal da personalidade da criança.

Já no TOD as reações alteradas ocorrem por tempo prolongado e, quando estiver acima dos 6 meses sem interrupção é sintoma que o transtorno pode ser o diagnóstico.

Características do TOD

TOD

A complexidade das relações na sociedade atual tem gerado comportamentos individuais bastante desafiadores. No caso da relação pais e filhos, a compensação pela ausência frequente e pelo excesso de atividades dos responsáveis e, a consequente falta de tempo para acompanhar de perto o crescimento da criança, tem tornado esse relacionamento, em alguns casos, sem balizas para a formação e educação do menor.

Nesse contexto, o TOD tem possibilidade de encontrar crianças predispostas a apresentar os sintomas como agressividade, irritabilidade, desobediência para com os mais velhos, agitação e perda da calma constantes, desafio de regras, provocação de outras pessoas, crueldade e vingança frequentes.

Vale ressaltar que é importante que os pais, responsáveis e educadores sejam capazes de identificar o comportamento de oposição normal no processo de desenvolvimento da criança as manifestações do transtorno comportamental em que predominam atitudes agressivas, cruéis e desobedientes.

3 dicas para pais e professores

TOD

A criança diagnosticada com TOD vai exigir participação dos pais e também dos professores para lidar com as reações do menor e mantê-las sob controle.

Portanto, existem algumas atitudes que podem ser tomadas tanto pelos pais como pelos professores que podem ajudar na convivência com a criança com TOD.

1. Firmeza na comunicação

TOD

A consistência ao se comunicar com a criança está na firmeza em explicar a seriedade da situação e não na alteração de voz. Caso o menor queira argumentar, o melhor é estabelecer um outro momento para a conversa e, além disso, indicar um ambiente diferente para que recupere a calma

2. Evitar situações constrangedoras

TOD

Quando a criança adotar comportamentos repreensíveis, a maneira indicada de abordá-la é não chamar a atenção dela na frente de um irmão ou colega da escola. A dica é manter a calma, mesmo em momentos agressivos, segurar as mãos da criança, agachar perto dela e falar com suavidade para que ela perca a coragem de manter o comportamento.

3. Criar espaço de relaxamento

TOD

As crianças e adolescentes com TOD podem aprender a identificar quando estão sobrecarregadas e, por isso é importante que tenham um espaço que se sintam seguras e acolhidas e assim se acalmem. Em casa, pode ser o quarto onde podem ficar com livros, pinturas e jogos que atraiam a atenção delas. Na sala de aula, pode ser uma mesa no fundo da sala onde possam dar uma pausa.

Tratamento do TOD

TOD

O Transtorno Opositivo Desafiador tem tratamentos diversificados e um deles envolve os pais em treinamento para interagirem com mais habilidade com a criança ou adolescente. É recomendado, inclusive, que seja feita uma terapia familiar para dar suporte para os membros da família.

Além disso, a criança ou adolescente diagnosticado com TOD deve fazer psicoterapia. No caso do menor apresentar outro transtorno psicológico como Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH juntamente com o TOD é possível que o médico psiquiatra prescreva alguns medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

 

87231cookie-checkEducar crianças ganha mais um desafio com o TOD – Transtorno Opositivo Desafiador
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Noé Ferreira da Silva

Olá, sou estudante de psicologia, gostei muito das orientações sobre o transtorno de TOD, e também como lidar com crianças com este tipo de transtorno. Estou concluindo o meu TCC, cujo o tema é transtornos do TOD e TDAH. valeu, seu tralho é bem esclarecedor e deu me uma luz para seguir com a minha atividade que é o TCC. Adorei, parabéns, obrigado.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420