Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
depressão

Depressão é um transtorno para além da tristeza


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Há pessoas que acreditam que, no passado, viver era mais simples. Há pessoas que extrapolam todos os limites físicos e emocionais por conta de um desafio. Há pessoas que não conseguem entender o mundo tampouco se encaixar nele. Há pessoas que ao enfrentar determinada situação percebem que tem limites. E há bilhões de pessoas no mundo e os exemplos acima podem encontrar inúmeras delas com depressão.

No entanto, apesar de nos últimos anos ter crescido o número de casos de depressão no Brasil, o diagnóstico desse transtorno, por vezes, é falsamente atribuído a estar triste e desanimado, o que muito provavelmente pode não corresponder ao que, de fato, significa estar deprimido.

Segundo especialistas, os sintomas da depressão podem ser identificados através de atitudes como isolamento social, perda de vontade para atividades antes prazerosas, falta de energia, tristeza, insônia e perda de apetite.

A depressão é um quadro psiquiátrico marcado pela sensação de um futuro sombrio e pela falta de esperança. Essa visão de mundo extremamente obscura leva a pessoa a sofrer consequências práticas bastante difíceis como não permanecer no trabalho ou não se relacionar com outras pessoas.

Reações na depressão

depressão

Seres humanos são únicos, por isso cada um reage a determinada situação de maneira subjetiva e individual.  Por exemplo, é natural viver o luto com muita tristeza, afinal é um período de separação e de adequação da vida sem a pessoa querida.

Mas, se a vivência do luto representar o fim da vida para quem está nesse período, é provável que a situação tenha causado impactos tão profundos na pessoa que o quadro depressivo se instale.

No mundo atual, com o advento da Internet e das redes sociais é bastante comum as vidas serem compartilhadas com o mundo. Por isso, o nível de comparação e de frustração por conta da vida alheia pode ser um fator a mais para as pessoas lidarem.

A aquisição de um bem, um relacionamento estável ou a chegada de um filho são momentos felizes registrados e divididos. Por outro lado, é muito frequente que ocorra a substituição do relacionamento presencial pelo digital, então a solidão, a frustração, os excessos, a velocidade e volume de coisas as quais, todos os dias, as pessoas são submetidas podem transformar uma vida colorida em sensações em preto e branco.

Além disso, a sociedade brasileira vive a realidade do desemprego, a falta de recursos para prover a subsistência da família, a perda de poder de compra, a competitividade do mercado de trabalho o que são questões que podem exaurir o emocional e o físico de uma pessoa a ponto de sucumbir ao direito à vida.

Nesse contexto, os casos de depressão têm aumentado na população brasileira tanto que o país tem o maior número de pessoas deprimidas da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Se é por um motivo especifico ou pela mistura de muitos, somados, em alguns casos, a fatores genéticos e questões bioquímicas, a depressão é uma realidade brasileira, é um transtorno psiquiátrico e deve ser entendida e tratada como tal.

Depressão tem tratamento

depressão

Existem dois importantes passos para se chegar ao tratamento e a cura da depressão. O primeiro deles, é a pessoa que está deprimida entender e aceitar que precisa de ajuda familiar e profissional para superar o transtorno.

O segundo passo é reconhecer na família e amigos uma rede de apoio que irá auxiliar no processo de identificação, enfrentamento, aceitação, tratamento e cura.

A estimativa é que 90 a 95% dos pacientes com diagnóstico de depressão alcancem a cura. Para tanto, os pacientes devem passar por uma avaliação psiquiátrica adequada por meio de uma anamnese, ou seja, uma conversa franca e aberta sobre sofrimentos, lembranças e sentimentos para que assim o exame psíquico seja abrangente e correto.

Após a confirmação, existem algumas possibilidades de tratamento entre elas uso de medicação contra a depressão e psicoterapia, Com relação ao tempo de tratamento, por ser individual, é variável, mas com alta taxa de sucesso.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Baixe o app

84030cookie-checkDepressão é um transtorno para além da tristeza
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420