Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
masculinidade

Homens estereotipados tornam a masculinidade tóxica


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Por que homem não chora? Ou por que, se chorar, vira mulherzinha? Esses são alguns dos sinais que estabelecem o conceito de masculinidade tóxica, que nada mais é que características reproduzidas pela sociedade, há décadas, que atribuem ao homem um conjunto de atitudes que, se forem contrariadas, colocam em xeque o sexo masculino.

Conceitos pré-estabelecidos são tóxicos porque reforçam padrões de comportamentos que são prejudiciais tanto para os homens quanto para a quebra de paradigmas da sociedade.

Portanto, ao ser educado desde a infância com definições de mundo em que existem coisas só permitidas ao sexo masculino, o homem passa a vida toda reafirmando essa condição e tratando como inferiores e ridículos aqueles que fogem desses padrões reproduzidos por uma sociedade patriarcal, em que mulheres vestem rosa e homens azul.

Assim, é importante entender que assim como a mulher, o homem não deve estar vinculado a estereótipos que não permitem, por exemplo, que externe sentimentos de alegria ou tristeza através do choro.

A pressão social que esses padrões pré-estabelecidos exercem na masculinidade é tóxica exatamente porque o homem deixa de descobrir quem realmente é e passa a atender as expectativas de comportamentos que, por vezes, não representa quem gostaria de ser e esconde, mesmo que inconscientemente, para cumprir o papel já desenhado.

Masculinidade imposta

A sociedade moderna tem questionado os padrões de comportamentos em muitas frentes. Isso é importante porque as pessoas não devem ser identificadas antes mesmo que realmente se conheçam e, essa descoberta tem aberto caminhos que questionam a atuação coletiva sobre o indivíduo.

Por isso, as expectativas criadas há décadas com relação aos homens não devem mais fazer parte do presente. O homem deve ter liberdade de ser quem é, de fato. Portanto, características como ser forte, determinado, corajoso e valente são encontradas tanto em homens como em mulheres assim como sensibilidade, empatia, cuidado e acolhimento são comportamentos que não tem nada a ver com masculinidade e, sim com identidade.

Preconceitos

Esses estereótipos estão intimamente ligados à sociedade patriarcal e machista em que todos estão inseridos e, para muitos, ainda pode ser algo bastante grave mitos seculares serem colocados por terra.

É um caminho longo a percorrer porque esses padrões estão ativos e, em algumas fases da vida, cuja autoestima pede que o indivíduo seja aceito pelo grupo, ainda sobrevivem. Na adolescência, por exemplo, a vulnerabilidade e o medo da exclusão são latentes e, por isso comportamentos estereotipados podem fazer ainda sentido.

Casos de comportamentos abusivos de homens para com mulheres também são muito frequentes, mas ganham a cada dia mais visibilidade, questionamentos e defesa dos direitos do sexo feminino.

No entanto, as mulheres ainda são as grandes vítimas da masculinidade toxica. Esses homens foram garotos educados para serem secos, violentos, autossuficientes e preconceituosos. Dentro desse perfil, a mulher é vista como um ser suscetível a ter um dono.

Vale ressaltar que não se trata de generalização sobre o comportamento masculino, mas sim evidenciar que a masculinidade existe, o problema é quando ela é toxica seja por força física ou abuso psicológico.

Masculinidade sim

A masculinidade considerada tóxica traz um comportamento recorrente que afeta a percepção dos homens em relação aos outros e também de si mesmos. Exatamente porque as personalidades acabam por ser moldadas e destacam traços brutos e quase insensíveis.

No entanto, a sociedade é dinâmica e opera constantemente mudanças. Elas podem não ocorrer na velocidade que a população precisa, mas tem feito a diferença.

Políticas públicas atentas aos direitos civis, casais que educam os filhos sem reforçar estereótipos vencidos e ultrapassados, professores aptos a tratar de assuntos atuais que mostram novos caminhos sociais, segmentos sociais em busca de ressaltar direitos e pedir mudanças são alguns dos passos que podem ajudar os homens a descobrir que a masculinidade nada tem a ver com força, tem a ver com resgatar a possibilidade de descobrir a melhor versão do sexo masculino.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

App Rosario

90670cookie-checkHomens estereotipados tornam a masculinidade tóxica
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420