Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Varizes são problema que podem ter sintomas reduzidos

varizes

Varizes são problema que podem ter sintomas reduzidos

Pernas torneadas e definidas são admiradas por homens e mulheres, mas é uma conquista que pode ser prejudicada pelas varizes. O problema afeta quatro mulheres para cada homem, no entanto incomoda ambos os sexos pelos sintomas que apresenta.

As varizes chamadas também de varizes tronculares ou varicosas são veias doentes, dilatadas, tortuosas e superficiais que aparecem, normalmente, nas pernas e coxas por fatores genéticos ou ainda por condições impostas por longos períodos em pé parado ou sentado, o que aumenta a pressão nas veias dos membros inferiores do corpo.

Com essa pressão, as veias dilatadas e mais grossas podem surgir, porém é preciso que se diga que as varizes são aquelas veias mais grossas do que os conhecidos vasinhos. Na verdade, os vasinhos são derrames de vasos sanguíneos finos que tornam o local arroxeado ou azulado.

Outro tipo de varizes são as chamadas microvarizes ou varizes reticulares que são menores do que as varicosas, porém não menos merecedoras de atenção. Elas acontecem porque pode haver um acúmulo de sangue nas veias por válvulas fracas e danificadas.

Onde estão as varizes

varizes

Geralmente, as varizes aparecem nos membros inferiores, ou seja, nas pernas podendo ser em ambas ou apenas em uma.

A maioria das varizes ocorrem por dependência da veia grande safena, que se estende da perna interna do tornozelo até a virilha. Portanto, 70% dos casos pode afetar os pés, pernas, coxas e virilhas.

A ocorrência de varizes na região anal e na pelve existe, mas é rara. Esses casos são chamados de varizes hemorroidárias e pélvicas, respectivamente.

Nas varizes hemorroidárias ocorre que veias dilatadas no ânus causam dor, dificuldade em defecar, diarreia e hemorragia. Já as varizes pélvicas podem surgir na vagina, no útero, nos ovários, nos glúteos e nos testículos. Elas são veias grossas que causam sensação de peso na região pélvica, dores durante e após relações sexuais, além de incontinência urinária e aumento de menstruação.

Vale ressaltar que as varizes, vasinhos e veias reticulares podem surgir em qualquer parte do corpo, inclusive em membros superiores tais como rosto, nariz, pescoço, tórax, abdómen, estomago, esôfago e fígado.

Sintomas

varizes

As varizes são um problema do sistema circulatório e possuem uma série de sintomas. Existem os sintomas aparentes e aqueles que não são. Normalmente, o principal sintoma são veias inchadas sob a pele, que podem evoluir para se tornar propensas a rupturas se a doença não for controlada.

Além desse sintoma visível também existem manifestações das varizes que geram ardência, dores, câimbras, dormência, sensação de peso e inchaço nas pernas, mudanças da cor da pele em volta dos tornozelos e pernas, além de coceira na pele na parte afetada pela doença.

Os principais fatores para o aparecimento de varizes são a genética e longos períodos de permanência em pé ou sentado. Porém, no caso das mulheres, é necessário somar a esses dois fatores também a gravidez.

Além disso, são motivos para que as veias dilatadas apareçam a obesidade, a idade avançada e o histórico de trombose venosa profunda.

Prevenção e tratamento

varizes

Por estar associada à fatores genéticos, a prevenção de varizes torna-se bastante ineficaz bem como medicamentos e tratamentos caseiros, no entanto há algumas recomendações que podem minimizar os sintomas nas pessoas que tem varizes.

A primeira delas é evitar ficar em pé, parado na mesma posição por longos períodos. Caso não haja outra alternativa, a recomendação é movimentar-se para que os músculos das pernas auxiliem o sangue a circular.

Quando for possível, durante algumas vezes no dia, é indicado elevar as pernas acima do nível do coração para favorecer a volta do sangue para o centro do corpo.

Além disso, deve-se usar meias elásticas. O indicado é que sejam calçadas logo cedo, antes de levantar da cama.

Por fim, caminhar é um ótimo aliado para minimizar o surgimento de varizes.

Com relação aos tratamento, devem ser definidos pelo médico especialista que, após uma avaliação, irá indicar o que pode ser melhor para cada paciente, a partir do tipo de varizes identificado.

Atualmente, existem tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos, mas para saber qual é mais indicado deve-se consultar o médico.

Além disso, a Farmácia Rosário conta com uma linha completa de produtos e medicamentos para te ajudar contra as varizes. Clique aqui e confira!

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Cashback Rosário

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420