Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Conheça quatro tipos de anemia

anemia

Conheça quatro tipos de anemia

Se sintomas como palidez na pele, apatia, cansaço generalizado, falta de apetite, sonolência e palpitações estiverem presentes no dia-a-dia é preciso procurar um médico porque pode ser anemia.

A anemia é uma deficiência nos níveis de hemoglobina do sangue. Essa proteína que compõem os glóbulos vermelhos ajuda a transportar o oxigênio pelo corpo.

Quando os níveis de hemoglobina ficam baixos, os pulmões, responsáveis pela oxigenação do corpo, operam de maneira deficiente fazendo com que os tecidos e os órgãos sejam prejudicados.

Por isso, é preciso fazer exames regulares e observar sinais que possam indicar a existência de alguma deficiência no organismo.

No entanto, uma informação relevante sobre anemias é que mesmo que seja definida como uma baixa na hemoglobina, existem diferentes tipos e causas da deficiência, além de intensidade variada.

Para diagnosticar a anemia, o exame inicial a ser feito é o hemograma completo. Nele, por meio de uma pequena coleta de sangue do paciente, é possível analisar a quantidade e proporção dos diferentes tipos de células no sangue e, com isso o médico consegue obter dados sobre quantidade, tamanho, forma e maturidade relativa à células.

Dito isso, a Farmácia Rosário vai trazer a seguir os tipos de anemias para poder identifica-las para que não haja prejuízos para o organismo e, consequentemente para a saúde.

Tipos de anemia

anemia

Na grande maioria das vezes, a anemia é consequência de uma doença ou de uma carência nutricional e não de uma enfermidade em si.

Com relação a sintomas, além dos que foram citados acima, tem uma reação curiosa da pessoa com anemia que é vontade de comer coisas estranhas como terra e gelo.

Por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre cada tipo de anemia e ficar atento a qualquer comportamento que não seja comum.

1. Anemia ferropriva

anemia

Como o próprio nome sugere, a anemia ferropriva é causada por carência de ferro, um mineral que integra a hemoglobina e ajuda na produção das hemácias.

A anemia ferropriva é o tipo mais comum em todo mundo e pode ocorrer pela ingestão insuficiente de ferro nas refeições e também pela perda crônica de sangue ou por problemas de absorção do nutriente pelo organismo.

2. Anemia por deficiência de vitamina B12 e ácido fólico

anemia

Esse tipo de anemia acontece por falta de vitaminas do complexo B e ácido fólico que são importantes para a manutenção do DNA. Portanto, sem elas, o paciente não consegue fazer com que as células da medula óssea se dividam e formem os glóbulos vermelhos.

Uma dieta inadequada, pobre desses nutrientes pode ser a causa, no entanto é bom lembrar que existem pessoas que possuem doenças autoimunes e, por isso não conseguem absorver nem as vitaminas do complexo B nem o ácido fólico.

Nesses casos, o indicado consultar um especialista para ele estabeleça qual o melhor tratamento para cada paciente.

3. Anemia aplástica

anemia

Essa anemia é mais comum em pacientes HIV positivo e com hepatite. Essas doenças chamadas de autoimunes ocasionam algumas infecções que podem reduzir a produção de diferentes substâncias constituintes do sangue.

Também há registros de casos de anemia aplástica adquiridas de maneira hereditária ou por exposição a produtos químicos tóxicos.

Esse tipo de anemia, além de ter os demais sintomas, possui alguns específicos, como sangramentos involuntários constantes e manchas roxas pelo corpo.

4. Anemia Falciforme

anemia

A anemia falciforme ganha esse nome porque o formato dos glóbulos vermelhos são alterados e ficam semelhantes a uma foice ou meia lua.

A alteração nas formas dos glóbulos vermelhos não seriam problema se não fosse por dificultar o transporte do oxigênio pelo corpo, além de aumentar o risco de obstrução dos vasos sanguíneos, que pode levar a uma dor generalizada, fraqueza e apatia.

Os sintomas da anemia falciforme podem ser controlados com uso de medicamentos, no entanto, devem ser tomados durante toda a vida para diminuir o risco de complicações.

Normalmente os casos de anemia falciforme são detectados já no teste do pezinho do recém-nascido e, a partir daí, começa o tratamento.

É para informar você sobre doenças, tratamentos e prevenção que o Blog da Farmácia do Rosário existe. Já o site da farmácia existe para que nas compras on-line você receba dinheiro de volta no cashback sempre com medicamentos, produtos e serviços de qualidade.

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420