Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Seis dicas para evitar assaduras em bebês

assaduras

Seis dicas para evitar assaduras em bebês

Quem convive com bebês sabe que um dos problemas que pode aparecer são a assaduras. Mas, o que pode ser novidade para muitas pessoas é saber que essa dermatite, conhecida como assadura, também pode acometer adultos.

Porém, a Farmácia Rosário vai tratar primeiro das assaduras que causam desconforto e vermelhidão nos pequenos.

Normalmente, as causas de assaduras têm a ver com o uso de fraldas que acaba por obstruir a pele por elevar os níveis de umidade e de temperatura na região.

O contato direto da pele sensível dos bebês com urina, fezes e, também com alguns materiais que compõem as fraldas, podem causar infecções por conta do aumento de bactérias.

Além disso, a irritação pode ser iniciada pela própria limpeza do local nas trocas de fraldas porque, caso seja excessiva, deixa a região muito seca o que aumenta o atrito entre a pele e a fralda.

Porém, é importante que se diga que as assaduras são comuns na área de contato com a fralda, só que podem surgir também no pescoço e nas dobrinhas da pele do bebê por causa do suor nessas regiões que facilita o desenvolvimento de bactérias.

Tipos de assaduras de bebês

assaduras

Os tipos de assaduras atendem a uma gradação, conforme o desenvolvimento da dermatite. Existem assaduras leves, moderadas e severas.

As assaduras leves são aquelas que deixam a região afetada com aparência avermelhada e provocam coceira e irritação. Em alguns casos pode haver descamações da pele.

As irritações moderadas apresentam vermelhões mais intensos na pele e, também feridas no local como bolhas d’água esbranquiçadas. Essas manifestações são semelhantes àquelas que ocorrem quando há uma queimadura.

Já as severas são identificadas por grandes feridas que tendem a piorar a cada dia. Elas causam secreção, sangramento e, podem se transformar em ulceras

Prevenção de assaduras em bebês

assaduras

Alguns cuidados incorporados na rotina de quem cuida do bebê pode prevenir o surgimento de assaduras ou impedir a evolução da dermatite para estágios moderados e severos. São eles:

  1. Troca de fralda sempre que necessário;
  2. Evitar lenços umedecidos. Os componentes químicos podem irritar a pele sensível do bebê;
  3. Usar cremes protetores e pomadas antiassaduras. Esses produtos formam uma barreira protetora e ajudam a diminuir o atrito entre a fralda e a pele do bebê;
  4. Reduza o consumo de frutas ácidas como abacaxi, morango e laranja porque podem aumentar a acidez nas fezes e urina;
  5. Deixar o bebê tomar sol todo dia. A absorção de vitamina D pode ajudar a prevenir assaduras;
  6. Usar fraldas um pouco folgadas.

Com relação aos tratamentos de assaduras, uma das principais dicas é deixar, por um período, o bebê sem fralda. Além disso, não é recomendado utilizar amido de milho e talco nas dermatites porque podem aumentar a irritação.

Produtos dermatologicamente testados para a pele do bebê é indicado para acalmar, hidratar e recuperar a região. Na hora da limpeza, o recomendado é utilizar algodão sem esfregar a pele, só tocar.

No mais, se as assaduras persistirem é necessário buscar orientação médica.

Assaduras em adultos

assaduras

As assaduras em pessoas adultas acometem perfis específicos e, também exige cuidados.

Normalmente, são comuns aparecerem assaduras em pessoas com sobrepeso ou aquelas que tem dificuldade de locomoção como pacientes acamados e deficientes físicos que usam cadeira de rodas.

As assaduras aparecem do contato da pele como suor e urina, o que provoca proliferação de fungos e bactérias.

As partes do corpo mais atingidas são coxas, virilhas e axilas  por causa do atrito da pele e por serem regiões onde o calor e a umidade são comuns.

Os sintomas são vermelhidão, queimação e coceira. Há casos em que a irritação se transforma em ferida, o que causa bastante dor.

A prevenção dessas assaduras se dá mantendo a pele sempre limpa e seca, além do uso rotineiro de hidratantes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina.

Caso as assaduras ficarem persistentes será necessário consultar um médico.

Depois de receber dicas sobre assaduras de bebês e adultos, a Farmácia Rosário quer que aproveite visite o site e  aproveite o cashback. A cada compra online você garante dinheiro de volta.

 

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420