Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Conjuntivite: uma das doenças que aparecem mais no verão

conjuntivite

Conjuntivite: uma das doenças que aparecem mais no verão

O verão é a estação mais querida e esperada do ano, mas é nela que aparecem alguns problemas de saúde como a conjuntivite.

Especialistas acreditam que na estação mais quente do ano, os casos de conjuntivite aumentam por conta do uso mais frequente de piscinas, saunas, ar condicionado, além da exposição prolongada ao sol, permanência em lugares com aglomeração de pessoas e poeira.

Por isso, deve-se tomar cuidados ao identificar os sintomas, pois a transmissão da doença pode ser de um olho para o outro de alguém contaminado, de pessoa para pessoa ou também por objetos infectados.

Mas, o que é a conjuntivite? A doença é a inflamação da conjuntiva que é a membrana que reveste a parte da frente do globo ocular, o conhecido branco dos olhos e, também o interior das pálpebras.

A conjuntiva é a responsável pela proteção dos olhos contra as agressões externas do ambiente e a conjuntivite é uma reação da membrana a possíveis substâncias infecciosas.

A duração da conjuntivite é uma semana a 15 dias. A variação é de caso a caso e, também de qual causa da doença.

Contagiosa e não contagiosa

conjuntivite

A conjuntivite pode ser não contagiosa provocada por uma reação alérgica a poluentes ou substâncias irritantes aos olhos como poluição e cloro das piscinas e, contagiosa se for causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários.

As causas da conjuntivite transmissível mais comuns são de origem bacteriana, mas também podem ser por vírus e fungos.

É importante salientar que, em pessoas com problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia, se submetidos a procedimentos cirúrgicos de maneira inadequada, esse fato pode causar conjuntivite. Isso porque, há a possibilidade de desencadear um esforço excessivo do aparelho ocular e, consequentemente provocar inflamação da conjuntiva.

Sintomas da Conjuntivite

conjuntivite

Os sintomas de conjuntivite variam de acordo com o tipo de infecção. Entretanto, independentemente do tipo de agente causador, os doentes apresentam sinais e sintomas semelhantes.

Na conjuntivite, os sintomas iniciais mais frequentes são o prurido, lacrimejo ou olhos lacrimejantes e a fotofobia, ou seja sensibilidade à luz.

O sinal claro da inflamação da conjuntiva é os olhos vermelhos, causados pela dilatação dos vasos sanguíneos da membrana e, por vezes, acompanhada por edema a rodear a córnea, chamada de quemose.

As pálpebras também podem ficar vermelhas e inchadas e, é comum a produção de secreções. Em casos mais intensos pode aparecer, entre os sintomas, a dor ocular. Mesmo sendo uma inflamação, a conjuntivite não causa febre nas pessoas infectadas.

Tratamentos

conjuntivite

O tratamento da conjuntivite é determinado a partir da detecção do agente causador do problema.

Se a conjuntivite é causada por vírus, o tratamento indicado é o uso de colírios com corticoides e lágrimas artificiais.

No caso da conjuntivite causada por bactérias são utilizados colírios antibióticos. Mas, atenção, esses antibióticos devem ser prescritos pelo oftalmologista, já que alguns desses colírios possuem contraindicações e, podem provocar sérias complicações no quadro.

Já a conjuntivite provocada por agentes químicos ou físicos, costuma evoluir favoravelmente e tende a desaparecer sem nenhum tratamento com o passar de alguns dias. A única ressalva é se houver algum tipo de complicação.

Os especialistas afirmam que os tratamentos para conjuntivite são bastante eficazes em todos os casos. Entretanto, há possibilidade de complicações. Um dos exemplos de complicações diz respeito a infecção da córnea, conhecida com ceratite, cujo tratamento também é feito com colírios antibióticos.

A Farmácia Rosário oferece colírios indicados para os tratamentos de conjuntivite, mas alerta para a necessidade de consultar um oftalmologista que prescreva o melhor medicamento para cada caso.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420