Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
tuberculose

Tuberculose ainda é problema de saúde pública


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Normalmente, a tuberculose está associada a pessoas que dividem locais com muita gente, com pouca circulação de ar, falta de boa alimentação e serviço de saúde de qualidade.

No entanto, a transmissão da tuberculose ocorre por meio das gotículas que saem da boca e nariz. Quando essas gotículas estão infectadas pelo bacilo de Koch, aparecem os casos da doença.

O risco de adquirir a tuberculose é maior em jovens e pessoas idosas. O número de pessoas infectadas é semelhante entre homens e mulheres, no entanto a incidência no sexo masculino é mais representativa por conta dos fatores de risco serem predominantes entre homens, tais como infecção pelo HIV, alcoolismo, tabagismo, toxicodependência.

Porém, é importante ressaltar que o fator de risco de grande impacto no desenvolvimento da doença é o sistema imunológico de cada ser humano.

Há casos de pessoas que possuem o sistema imunológico fragilizado como indígenas que vivem em situação precária, portadores do HIV sem tratamento adequado, além daquelas que estão em penitenciárias ou em situação de rua, em que a tuberculose pode encontrar condições para o desenvolvimento da doença.

Por isso, a Farmácia Rosário quer trazer um alerta neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose para que as pessoas reconheçam os sintomas e façam o tratamento da maneira correta porque, apesar de ser uma doença grave, tem cura.

O que é Tuberculose

tuberculose

A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. A doença causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso e dor no peito.

Mesmo no século 21, o Brasil registra, por ano, setenta mil casos de tuberculose, ou seja, sete pessoas a cada hora são infectadas. Dessas pessoas, a estimativa é que 4,5 mil morrem em decorrência da doença.

No mundo, a tuberculose soma, a cada ano, 10 milhões de casos e um milhão de óbito.

Portanto, é doença é considerada um problema de saúde pública e, está longe de ser uma doença erradicada.

Tuberculose inativa e ativa

tuberculose

Basicamente, a tuberculose pode permanecer no corpo infectado de duas formas.

A primeira delas é a chamada tuberculose latente. Nesses casos, há o contágio, porém as bactérias permanecem no corpo em estado inativo, sem provocar sintomas tampouco transmissão.

No entanto, a doença pode se tornar ativa, por isso há a prescrição do tratamento adequado, para não permitir que as bactérias sejam ativadas e, assim contaminem outras pessoas.

Já a tuberculose ativa é bastante contagiosa e pode se manifestar nas primeiras semanas após a infecção ou somente anos mais tarde. Não há condições de estabelecer períodos de incubação da tuberculose.

Por isso, se a tosse persistir por mais de duas semanas, procure um médico pneumologista.

Tipos de Tuberculose

tuberculose

Além dos pulmões, a tuberculose também pode afetar outras partes do corpo como rins, coluna vertebral e cérebro, através da corrente sanguínea. A doença passa a ser chamada de tuberculose extrapulmonar.

Uma dessas manifestações é a tuberculose óssea, que provoca dor nas costas e rigidez nas articulações. Outro exemplo é a tuberculose cerebral que é diagnosticada pela inflamação das membranas que cobrem o cérebro, também conhecida como meningite.

Já a tuberculose hepática afeta o fígado e também os rins. Isso porque esses órgãos contribuem para a filtragem dos resíduos e impurezas da corrente sanguínea e, quando o sangue está infectado pelas bactérias causadoras da doença acaba por prejudicar o funcionamento desses órgãos assim como do sistema urinário.

Tratamentos

tuberculose

A tuberculose tem cura, no entanto é relevante destacar que por ser uma doença perigosa não deve ser menosprezada e tratada com chás.  A automedicação ou remédios naturais podem levar a pessoa a quadros mais sérios da doença.

O tratamento feito a partir do uso de antibióticos é um processo mais lento se considerado outras infecções bacterianas ou por vírus. Em média podem ser necessários de seis a nove meses.

Para a seleção dos fármacos, o médico avalia idade, comorbidades, possível resistência do organismo aos fármacos, além parte do corpo foi infectada e do fato da doença estar ativa e inativa

Em relação a prevenção, crianças recém-nascidas até 5 anos de idade podem tomar a vacina BCG que imuniza contra a tuberculose.

Com essas informações, a Farmácia Rosário espera ter contribuído para o Dia de Combate à Tuberculose. Além disso, informa que atende que é um posto da farmácia popular.

E mais, quem quiser comprar online, clique abaixo e receba dinheiro de volta com o cashback

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

71010cookie-checkTuberculose ainda é problema de saúde pública
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420