Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão

Cuidados devem ser redobrados com o frio por conta de pneumonia

Pneumonia

Cuidados devem ser redobrados com o frio por conta de pneumonia

Os dias mais frios estão presentes e com eles as pessoas ficam mais suscetíveis a gripes e resfriados que, se não forem tratados da maneira correta, podem abrir as portas dos pulmões para a entrada de bactérias que causam a pneumonia.

Isso porque, com tratamentos inadequados de um simples resfriado a imunidade da pessoa reduz consideravelmente e, com o sistema de defesa do organismo sem meios para proteger os pulmões do indivíduo, os diferentes tipos de bactérias alcançam os alvéolos pulmonares e começam o processo de inflamação chamado pneumonia.

Há variedades de pneumonia e, por isso, os sintomas que cada uma apresente tem diferenças entre si exatamente porque podem ser causadas por diversos tipos de bactérias.

Vale ressaltar que a pneumonia pode ser transmitida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou pela amplitude térmica brusca. Esses fatores comprometem o funcionamento dos cílios responsáveis pela filtragem do ar aspirado e, consequentemente a pessoa fica mais exposta aos micro-organismos causadores da doença.

Sintomas e tipos da pneumonia

Pneumonia

Apesar de haver diferentes tipos de pneumonia, existem alguns sintomas que podem se manifestar de maneira comum. São eles: tosse com catarro, febre alta, falta de ar, dores no peito e nas costas, respiração acelerada, alterações na pressão arterial, mal-estar, cansaço e fadiga.

A depender de onde a pessoa adquiriu a pneumonia existe os tipos definidos como da comunidade e do ambiente hospitalar.

O Sistema Único de Saúde – SUS define como PAC – Pneumonia Adquirida na Comunidade os tipos da doença bacteriana e viral. A primeira é causada por bactérias presentes naturalmente em partes do organismo humano e a outra, como o próprio nome diz, é causada pela presença de um vírus que se instala na região dos alvéolos pulmonares.

Já entre os tipos de pneumonia que ocorrem em ambiente hospitalar está a nosocomial. Essa versão da pneumonia acomete, normalmente, pacientes internados na UTI ou que fazem uso de aparelhos para respirar porque as bactérias chegam aos pulmões por conta dos equipamentos utilizados para auxiliar na respiração.

Há também pneumonia aspirativa causada pela inalação de produtos tóxicos ao organismo, como fumaça e substâncias químicas ou em pessoas que sofrem de refluxo que podem acabar desenvolvendo a doença.

Tratamento

Pneumonia

Por ano, o SUS registra mais de 600 mil internações por Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) e Influenza. Segundo o DATASUS, no Brasil, foram registradas 44.523 mortes por pneumonia de janeiro a agosto de 2022, 30% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Nesse contexto, a pneumonia torna-se questão de saúde pública e, portanto, o tratamento deve ter início assim que o diagnóstico for confirmado, o que ocorre por meio de um exame de raio X do tórax.

Na grande maioria dos casos, o tratamento é feito com prescrição de antibióticos e medicamentos que impedem a evolução dos vírus das bactérias que causam a infecção pulmonar.

Faz parte do tratamento muito repouso e rigor o uso dos medicamentos prescritos pelo médico pois só assim a doença será combatida efetivamente.

Vale ressaltar que, no caso de crianças, a pneumonia pode ser uma doença silenciosa com sintomas similares ao de uma gripe e, portanto, é preciso que os pais fiquem atentos elevem a criança ao médico para exames complementares apenas para garantir que não está com pneumonia.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

 

Publicar comentário

You May Have Missed


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420