Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
atividades físicas

6 Atividades Físicas para trabalhar as articulações


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Já falamos aqui no blog da Farmácia Rosário como o colágeno pode ajudar no alívio das dores nas articulações. Mas nem sempre fazer a suplementação de uma proteína é a única solução para uma questão de saúde. Uma boa alimentação e prática de atividades físicas podem ser a chave para uma vida mais longa e com qualidade.

Conforme envelhecemos, os exercícios físicos devem ser moderados ao ponto de respeitar os nossos limites físicos. Pensando nisso, hoje apresentamos algumas atividades indicadas para idosos que busquem trabalhar as articulações e espantar as dores no corpo!

1- Alongamento

atividades físicas

O alongamento é um exercício simples capaz de recuperar a flexibilidade do corpo.

Com o passar dos anos, uma das nossas maiores perdas é na flexibilidade. A partir de uma boa rotina de alongamentos diários, é possível estimular os músculos e articulações, diminuindo a rigidez e, consequentemente, evitando o surgimento de lesões pelo sedentarismo. Além de fazer bem para a saúde, um corpo bem alongado pode facilitar a realização de atividades básicas do dia a dia.

2- Yoga

atividades físicas

A yoga tem benefícios não só para a saúde do corpo, mas da mente também.

A prática de yoga é uma combinação entre equilíbrio e força. Isso significa ganhos em flexibilidade, estabilidade e postura corporal. Com um bom tempo na prática, é possível não só alongar os músculos, mas tonificá-los também. É importante ressaltar que a yoga não promove apenas benefícios físicos, mas também mentais, reduzindo estresse e ansiedade e melhorando a qualidade do sono.

3- Tai Chi Chuan

atividades físicas

Apesar de ser uma arte marcial, não há movimentos bruscos e exigência de força no Tai Chi. Essa prática também é conhecida como meditação em movimento.

Também conhecido como meditação em movimento, Tai Chi Chuan é uma arte marcial milenar com movimentos lentos, realizados em silêncio e ao ar livre. Ela estimula a concentração, a tranquilidade e a consciência corporal. Essa prática é indicada para os idosos porque, apesar de ser uma arte marcial, tem um impacto muito baixo, tonifica os músculos, fortalece os ossos e melhora equilíbrio e flexibilidade. Além de melhorar as dores nas articulações, praticar Tai Chi Chuan também traz benefícios para o sistema cardiovascular.

4- Treinamento Funcional

atividades físicas

O Treinamento Funcional trabalha todos os grupos musculares e simula tarefas do dia-a-dia.

O Treinamento Funcional é uma modalidade de exercício físico que tem ganhado muitos seguidores nos últimos anos. A proposta de exercícios para idosos busca prepará-los para atividades cotidianas, prevenindo lesões e retardando o envelhecimento. A ideia é trabalhar todos os grupos musculares para evitar a perda de força, estimular a flexibilidade e manter o condicionamento físico do praticante. Elásticos, cordas, cones, bancos, escadas e cadeiras são utilizados durante os exercícios para simular atividades da rotina no Treinamento Funcional.

5- Hidroterapia

atividades físicas

Essa atividade é feita com acompanhamento profissional de um fisioterapeuta.

A Hidroterapia é uma atividade realizada juntamente com um profissional da fisioterapia. As atividades ocorrem numa piscina aquecida e utilizam pesos e boias como auxiliares nos movimentos. A água reduz a carga provocada pela atividade, permite o relaxamento dos músculos e alívio das dores. Dessa forma, a prática reduz as dores nas articulações e fortalece os músculos dos idosos.

6- Hidroginástica

atividades físicas

Os exercícios aeróbicos feitos na água fortalecem os músculos.

A hidroginástica é uma atividade que alia os exercícios aeróbicos com a natação. Ela resulta no fortalecimento dos músculos, melhora da circulação sanguínea e perda de peso. Além do fortalecimento dos músculos pela contração muscular nos exercícios, a longo prazo também é possível obter ganhos na flexibilidade. A prática ainda melhora a absorção de cálcio pelo corpo, deixando-os mais fortes e ajudando na prevenção de fraturas.

As atividades físicas devem ser praticadas até três vezes por semana por idosos. Todas as indicações devem ter acompanhamento profissional e médico para o melhor aproveitamento dos exercícios. Consulte seu médico e profissional do esporte para escolher a melhor opção para o seu caso.

Conheça também os nossos serviços farmacêuticos na Rua XV de Novembro, 1179, Jardim Santa Mônica em São Carlos.

55050cookie-check6 Atividades Físicas para trabalhar as articulações
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5373