Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
gravidez

Antes da gravidez: seis dicas saudáveis para mãe e bebê


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Agosto começa e com ele chega a campanha de incentivo à amamentação conhecida como Agosto Dourado em uma alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No entanto, antes que o bebê nasça é preciso que o casal saiba de algumas medidas que devem ser tomadas antes mesmo da gravidez e que são importantes para manter a mulher saudável pré-gestação.

A decisão de ter um filho exige planejamento de ordens distintas. Desde o aspecto financeiro, passando pelo espaço físico até o impacto que irá gerar na rotina do casal de pais, sobretudo da mãe, que deve iniciar alguns dos cuidados meses antes da gravidez ser confirmada.

Segundo especialistas, é importante que, ao planejar ter um filho, o casal consulte um médico ginecologista para que o profissional de saúde recomende o que o homem e a mulher devem fazer para garantir uma gestação saudável.

O primeiro passo é fazer exames laboratoriais para conhecer a real situação de saúde do casal e possíveis deficiências de proteínas e vitaminas pré-existentes.

A partir dessa medida inicial, em que são reveladas as condições físicas do pai e da mãe, existem algumas recomendações que a mulher deve seguir para ter uma gestação saudável para ela e para o bebê.

São seis dicas básicas que podem ajudar a mulher a se preparar bem para uma gravidez com menos riscos.

1. Consumir de ácido fólico

gravidez

O ácido fólico está presente no brócolis, no ovo cozido, no espinafre e no feijão preto, por exemplo, então aumentar o consumo desses alimentos e incorporar à dieta a suplementação dessa vitamina do Complexo B que, na quantidade correta, garante o fechamento do tubo neural do bebê, o que acontece logo nas primeiras semanas de gestação.

2. Evitar café e bebidas alcóolicas

gravidez

Para futura mamãe que bebe, o consumo de álcool é desaconselhado na gravidez, então se a mulher quer engravidar, deve parar esse consumo o mais rápido possível, pois não sabe em qual momento ficará grávida.

Com relação ao café, o consumo deve ser reduzido por conta da cafeína pode prejudicar a capacidade de absorção de ferro pelo organismo.

3. Verificar a caderneta de vacinas

gravidez

A checagem se estão em dia as vacinas contra a rubéola, catapora, hepatite B e tétano da mulher são muito importantes para garantir uma gravidez tranquila, por isso, caso esteja sem tomar algumas dessas imunizações deve falar com o médico.

Vale ressaltar também que existem algumas vacinas que são contraindicadas em caso de gravidez como tríplice viral que é contra sarampo, caxumba e rubéola, além da vacina contra HPV, contra catapora e varicela e também contra dengue.

4. Praticar exercícios com regularidade

gravidez

Manter a saúde do corpo e da mente é algo que pode tornar a gravidez mais saudável e tranquila, por isso a prática regular de exercícios físicos relaxa a mente, melhora funções e ainda contribuem para o peso ideal.

Porém, atividades de alto impacto como saltos, jogos de futebol ou basquete, por exemplo, não devem ser praticadas por representarem risco de quedas que podem levar ao aborto. Por outro lado, caminhada, musculação, corrida, bicicleta e Pilates são ótimas opções para movimentar o corpo e relaxar a mente.

5. Deixar de fumar

gravidez

Planejar uma gravidez para uma mulher fumante pode significar um desafio muito maior do que para mulheres que não possuem esse vício, mas, de qualquer forma, o cigarro deve deixar de ser um hábito antes da gravidez. Isso porque, fumar dificulta a ovulação e implantação do óvulo, o que diminui as chances de engravidar.

O vício deve ser enfrentado de maneira gradativa e bem antes da gravidez. Essa não é uma tarefa fácil, mas é importante para a saúde da mãe e do bebê que fumar fique no passado.

6. Alimentar-se bem

gravidez

Mulheres que gostam de comer alimentos ricos em gorduras, açucares e industrializados têm um outro grande desafio a ser superado: investir numa alimentação saudável.

Alimentos como frutas, vegetais, fibras e probióticos são aliados de uma gravidez saudável. O consumo de alimentos ricos em ácido fólico, como já foi dito acima e, também em vitamina E são fundamentais para fazer com que o organismo funcione corretamente, inclusive na produção hormonal que facilita a concepção.

O processo de gravidez deve ser algo pensado para trazer momentos de realização, conhecimento e descobertas para os pais e, por isso, gerar um bebê deve vir acompanhada de atitudes responsáveis de respeito à vida.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Baixe o app

83380cookie-checkAntes da gravidez: seis dicas saudáveis para mãe e bebê
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420