Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
colesterol

Colesterol bom e o ruim em equilíbrio são vitais ao organismo


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Tanto o colesterol bom, chamado de HDL, quanto o ruim, LDL convivem no organismo humano. O problema está quando o que faz bem fica baixo demais e o mal fica muito acima do limite desejável para o bom funcionamento do corpo.

Na gangorra da saúde, o importante é manter o HDL no alto e o LDL no baixo. No entanto quando há uma inversão entre os dois, especialistas afirmam que o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares fica iminente.

Dessa forma é indicado que os níveis de colesterol no sangue sejam verificados regularmente de acordo com orientação médica.

O que é o colesterol

colesterol

Por definição, o colesterol é o componente que compõe as membranas celulares do corpo humano e está presente no coração, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Entre as atribuições do colesterol no corpo humano estão a produção de hormônios como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares, além de auxiliar na digestão de gorduras pelo organismo.

Segundo especialistas, cerca de 70% do colesterol existente no corpo humano é produzido pelo próprio organismo, enquanto que os 30% restantes são provenientes da alimentação.

O perigo está no consumo de grandes quantidades de alimentos ricos em gordura, pois o fígado, responsável pela metabolização das células de gordura, acaba por produzir mais colesterol do que o normal.

Essa produção excessiva favorece a mudança do nível normal do colesterol para outro não saudável. Isso porque, tanto taxas muito altas de colesterol quanto as muito baixas são perigosas para a saúde.

Colesterol bom

colesterol

O HDL é responsável pela retirada de moléculas de gordura do sangue, até mesmo aquelas que compõem o colesterol mau. Assim, após a retirada, o colesterol bom leva essas moléculas para o fígado, onde são metabolizadas e eliminadas pelo organismo.

Essa “limpeza” feita pelo HDL impede o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e previne a ocorrência de doenças cardiovasculares como AVC – Acidente Vascular Cerebral, infarto e insuficiência cardíaca.

Os valores recomendados para manter homens e mulheres longe dessas doenças é acima de 60mg/dL. Para tanto, os grandes aliados dessa conquista são os alimentos ricos em HDL como abacate, castanhas, amendoim, salmão e sardinha, além de uma rotina regular de exercícios físicos.

Colesterol mau

colesterol

O LDL é mau somente se estiver acima dos limites desejáveis. Isso porque, esse colesterol auxilia no processo de formação dos hormônios. Porém, quando os valores desse colesterol ficam elevados, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, principalmente porque promove a oxidação das células de gordura, o que favorece a formação de placas dentro dos vasos sanguíneos e, assim restringe a passagem do sangue.

A recomendação para manter o LDL sob controle, ou seja, entre 50 e 130 mg/dL, é praticar atividade física e evitar consumir frituras, refrigerantes e alimentos muito gordurosos.

Por não ter sintomas que sinalizam quando está alto, os níveis de colesterol mau devem ser verificados por meio de exame de sangue. No entanto, fatores como peso acima do ideal e uma alimentação com excesso de produtos gordurosos e doces podem ser indicativos importantes para procurar um acompanhamento médico.

Com relação a alimentação, os especialistas recomendam que alimentos como margarina, manteiga, creme de leite, nata de leite, gordura hidrogenada, banha animal, bacon, linguiças, salame, presunto gordo, queijos cremosos e amarelos como prato, parmesão e muçarela devem ser evitados. As carnes vermelhas ou carnes que contenham gorduras como a pele do frango, além de miúdos também não devem ser consumidos ou consumidos com moderação.

Por essas indicações e alertas que o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, destacado no dia 8 de agosto, existe, pois muitos problemas de saúde podem ser evitadas através da adoção de hábitos saudáveis de alimentação ou apenas com a moderação do consumo de alimentos que são prejudiciais ao colesterol e ao funcionamento do corpo humano.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Baixe o app

 

83810cookie-checkColesterol bom e o ruim em equilíbrio são vitais ao organismo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420