Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
alergia

Produtos cosméticos que levam à alergia pelo contato


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

O que um creme hidratante, fluidos de raio X e produtos de limpeza domésticos têm em comum? Para quem tem alergia a conservantes os três produtos se assemelham na composição. Já para as pessoas que não conhecem os efeitos dos conservantes na pele é bom ficar atento.

Os conservantes conhecidos como Kathon CG são compostos pela combinação de metilcloroisotiazolinona e metilisotiazolinona e estão presentes em cosméticos, produtos industriais e de limpeza doméstica.

Os casos diagnosticados com dermatite alérgica de contato são, em grande parte, provocados pelo uso de cosméticos onde esses conservantes estão na fórmula.

Esses conservantes conhecidos como Kathon CG estão em perfumes, maquiagens, protetores solares, shampoos e condicionadores, além de produtos de limpeza domésticos e substâncias utilizadas em indústrias para a fabricação de papel, água para refrigeração entre outros.

A utilização desses conservantes são biocidas de amplo espectro bactericida, antifúngico e também da ação sobre algas.

Dermatite de contato

alergia

A dermatite alérgica de contato, como o próprio nome indica, aparece quando agentes externos como substâncias presentes em produtos, entram em contato com a pele e causam uma reação inflamatória. O efeito é tão incomodo que essa inflamação também é conhecida como dermatite irritante.

A pele fica mais suscetível à dermatite de contato porque a camada córnea, que é a primeira barreira de proteção da pele, sofre alteração e passa a permitir a penetração de sustâncias externas com potencial irritante como desinfetantes, produtos ácidos e alcalinos, além do excesso de umidade, de sudorese e a formação de feridas que modificam a barreira protetora e passam a causar alergia.

Ao contrário de outras doenças alérgicas, a dermatite de contato afeta mais pessoas adultas, pois em crianças a pele é menos reativa e a exposição a substâncias externas é menor. No entanto, a partir dos 10 anos de idade, há um aumento de casos de dermatite de contato por conta da maior exposição a roupas, calçados, cosméticos, perfumes entre outros agentes externos.

Em relação a incidência por sexo, mulheres tendem a ser mais afetadas pela dermatite de contato por estarem mais expostas a substâncias ou objetos como cosméticos, perfumes e bijuterias.

No entanto, nos casos de origem ocupacional os homens são mais afetados por serem em maior número na construção civil e na indústria metalúrgica, porém mulheres cabeleireiras, enfermeiras e profissional da limpeza também podem sofrer com a doença.

Tratamento e prevenção dermatite

alergia

É importante que se diga que a dermatite alérgica de contato não é uma doença contagiosa e, portanto, as pessoas podem frequentar piscinas e outros locais em comum sem afetar outros, porém é preciso ter cuidado com o cloro porque pode piorar a situação clínica.

Aliás para o diagnóstico da dermatite alérgica de contato é fundamental o médico alergologista conhecer uma história detalhada do paciente como o trabalho, hobbies, medicamentos utilizados e a evolução das lesões ao longo do tempo.

Para identificar as possíveis causas como o contato com a Kathon CG, deverão ser feitos testes epicutâneos de contato, também conhecidos por testes patch que consistem na aplicação de pequenas quantidades de substâncias suspeitas na pele das costas do paciente e manter esse contato por 48 a 72 horas.

Após esse período, o médico fará a leitura e de posse de informações clínicas que junto com o resultado dos testes pode chegar a um diagnóstico sobre as causas da dermatite alérgica de contato.

O tratamento da inflamação é feito com corticosteroides tópicos com a adequação da dosagem de acordo com as regiões anatômicas afetadas e a gravidade dos sintomas.

Como a dermatite alérgica de contato não tem cura, a prevenção indicada é evitar o contato com as substâncias como a Kathon CG responsável por causar crises alérgicas e, assim identificar na composição dos produtos quais têm substâncias que geram a dermatite.

Quando o contato decorre de questões profissionais, o uso de equipamentos de segurança é necessário bem como o compartilhamento da condição com a chefia do trabalho.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

Baixe o app

83581cookie-checkProdutos cosméticos que levam à alergia pelo contato
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5373