Farmácia Rosario desde 1931

logo-padrão
pediatra

Pediatra é parceiro importante da vida das crianças


Notice: Undefined index: mode in /home/blog/www/wp-content/plugins/sitespeaker-widget/sitespeaker.php on line 13

Que a relação entre mãe e filho é fundamental para a boa formação da criança já e sabido, no entanto tem outro relacionamento importante que deve ser sempre lembrado para além da data 27 de julho, dia do pediatra que é exatamente entre a mãe, o bebê e o médico especialista em Pediatria.

O pediatra é o profissional de saúde capacitado para cuidar e garantir uma vida saudável para bebês, crianças e adolescentes. Esse médico deve acompanhar e intervir em eventuais problemas de saúde, além de estimular a prevenção de doenças e orientar sobre os cuidados necessários para o bom desenvolvimento dos pequenos.

O processo de crescimento e desenvolvimento de uma criança requer atenção contínua porque passa por fases e a cada mudança existem peculiaridades a se observar. Para tanto, o pediatra é o profissional com olhos treinados tanto para avaliar se o crescimento da criança está normal quanto para detectar possíveis doenças precocemente.

Um dos problemas de doenças na infância é exatamente o fato que, na maioria das vezes, os sintomas são inespecíficos, portanto, requerem o olhar diferenciado de um especialista para que o diagnóstico seja correto e o tratamento, adequado.

Esses cuidados devem ser tomados exatamente porque na infância o organismo ainda em formação possibilita que qualquer patologia mais grave ganhe contornos ainda mais sérios e com consequências para o resto da vida, caso não sejam tratadas da maneira apropriada.

Acompanhamento pediátrico

 pediatra

O início do acompanhamento pediátrico deve ocorrer já nos primeiros dias de vida do recém-nascido. Essa necessidade decorre do fato que as orientações do pediatra são essências para determinar os cuidados com a saúde do bebê.

No primeiro ano de vida do bebê, as consultas ao médico pediatra devem ser regulares com intervalos que, geralmente, acontece uma vez por mês. Os intervalos ficam mais espaçados na medida que o bebê cresce.

No segundo ano, por exemplo, o comum é que as consultas sejam trimestrais e dos 3 aos 7 anos, a cada seis meses. Depois dessa idade, as visitas ao pediatra pode acontecer uma vez por ano.

A importância do acompanhamento pediátrico envolve quatro aspectos relevante da saúde da criança: crescimento, desenvolvimento, alimentação e vacinação.

Além disso, o pediatra deverá ser consultado todas as vezes que a criança apresentar queixas ou sintomas que fujam ao normal. Dores, febres, resfriados e manchas na pele podem ser sinais importantes do surgimento de doenças e o pediatra deve ser consultado.

Como escolher o pediatra

 pediatra

A escolha do pediatra para pôr uma estratégia bem comum: buscar indicações de familiares e amigos. Essas referências podem ser mais acertadas entre aqueles que tem afinidades no estilo de criação ou que os filhos estejam em idades semelhantes.

Caso essa indicação não surta efeito, outra alternativa é perguntar para um médico de confiança se recomenda algum pediatra que possa fazer o acompanhamento da criança.

No mais, a escolha pode contar com informações sobre os currículos de profissionais de saúde que estão disponíveis em sites de planos de saúde, já que nesses dados é possível encontrar o local de formação acadêmica, as especializações médicas realizadas e se o médico está atualizado diante das constantes mudanças de procedimentos e tratamentos na área de saúde.

Esse levantamento pode levar ao agendamento de uma consulta com o médico pediatra para tirar dúvidas, conhecer o profissional, o consultório e, assim estabelecer uma relação que tem potencial para ser duradoura.

O recomendado é que a definição do médico pediatra ocorra ainda durante a gestação, assim o casal terá orientações sobre os cuidados e os primeiros meses com o bebê, além de determinar quando será iniciado o acompanhamento pediátrico.

O pediatra, portanto, deve ser um parceiro dos pais ou responsáveis da criança para que cresça e se desenvolva de maneira saudável e com os devidos cuidados.

Farmácia Rosário. A gente sabe cuidar de você.

App Rosário

83090cookie-checkPediatra é parceiro importante da vida das crianças
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/blog/www/wp-content/themes/disto/single.php on line 290

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blog/www/wp-includes/functions.php on line 5420